Notícias



Emprésario presta esclarecimentos sobre atuação da Ciafértil em Araras



Publicado por: Imprensa


           O diretor-presidente da Ciafértil – Sociedade Industrial de Fertilizantes, Roberto Boccalato, participou, na manhã desta segunda-feira (13/09), de uma coletiva à imprensa, na Câmara Municipal de Araras, para prestar esclarecimentos sobre as atividades da empresa.

A coletiva foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Derci Agemir Tófolo (DEM) e foi motivada por comentários levantados durante as sessões camarárias, apontando a Ciafértil como causadora de problemas relacionados à propagação de mau cheiro (odores) sobre os bairros da Zona Leste da cidade.
Na ocasião, Boccalato admitiu que a Ciafértil já teve problemas no passado em relação à emissão de odores, mas negou que isto esteja acontecendo atualmente. “Tem que se descobrir a verdadeira origem do problema. O que podemos afirmar e provar tecnicamente é que o mau cheiro não provêm da nossa empresa. Estamos trabalhando com uma margem de 70% de matéria prima proveniente de fibra curta de celulose que não causa odores”, assinalou o empresário.
O diretor presidente da Ciafértil também relatou que está promovendo a transferência da empresa para outro local da cidade, no km 31, na rodovia Wilson Finardi (SP-191). Neste novo endereço será instalada a Biorgânicos do Brasil, numa área de 121 mil metros quadrados que, a curto prazo, deverá absorver todas as atividades da Ciaférfil. “A Biorgânicos do Brasil está em fase inicial de licenciamento e a expectativa é que no prazo de um ano já esteja em funcionamento”, esclarece.
A Ciafértil está localizada na Estrada do Loreto há 40 anos e tem, segundo Boccalato, direitos adquiridos, podendo permanecer no local pelo tempo que desejar. Porém, o empresário explica que a empresa, embora esteja situada em área rural, foi cercada pelo desenvolvimento da cidade. “Temos todo o monitoramento técnico das atividades que desenvolvemos e podemos assegurar que o mau cheiro de que tanto falam não é de lá”, diz, acrescentando que a empresa está aberta a vistorias, desde que dentro dos critérios da legalidade e do bom-senso.
Boccalato afirmou ainda que a Ciafértil não tem que o esconder, mas assinalou que ele gostaria de poder acompanhar qualquer tipo de fiscalização sobre a sua empresa para poder prestar os devidos esclarecimentos, evitando que os fatos sejam distorcidos. Ele também declarou que a área ocupada pela Ciafértil (350 mil metros quadrados) será destinada a um empreendimento imobiliário, tornando realmente necessária a transferência para outro local.
A coletiva contou também com a presença do sócio-diretor da Biorgânicos do Brasil, Mário Aparecido Lussari e do vereador Eder Donizeti Muller (PSDC), que perguntou se a Ciafértil tem recebido orientações do Departamento do Meio Ambiente para atendimento dos critérios relacionados às atividades que desenvolve. Sobre a questão, o diretor da empresa confirmou que tem mantido contato com funcionários da Diretoria de Meio Ambiente do Saema.
Durante a coletiva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Derci Tófolo disse que vem acompanhando as atividades da Ciafértil e colaborando também com o processo de licenciamento da Biorgânicos do Brasil. “´Trata-se de uma empresa que gera empregos, é pagadora de impostos e já faz parte da história do município, atendendo as exigências ambientais da atualidade. Portanto, é importante darmos respaldo para que a empresa se desenvolva para gerar mais empregos, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente”, conclui.


Publicado em: 13 de setembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...



Dia da Leucemia Mieloide Crônica é aprovado na Câmara

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 158/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui o D...



Campanha “De Olho nos Olhinhos” é aprovada na Câmara

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram nesta segunda-feira (6) o Projeto de Lei nº 163/2023, de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (PSD), que institui a Semana Muni...



Vereadores aprovam atendimento preferencial a pessoas transplantadas

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 155/2023, que visa assegurar o atendimento preferencial a pessoas que tenham sido submetidas a transplante d...



Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município

07 de maio de 2024

Durante a 14ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 153/2023, de autoria da vereadora e presidente da Câmara, Mirian V...



Diploma de Mérito “Comerciante Exemplar” é instituído em Araras

07 de maio de 2024

Foi aprovado na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). É instituído o Diploma de Mérito...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!