Emprésario presta esclarecimentos sobre atuação da Ciafértil em Araras

Visualize fotos Visualize fotos

O diretor-presidente da Ciafértil – Sociedade Industrial de Fertilizantes, Roberto Boccalato, participou, na manhã desta segunda-feira (13/09), de uma coletiva à imprensa, na Câmara Municipal de Araras, para prestar esclarecimentos sobre as atividades da empresa.

A coletiva foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Derci Agemir Tófolo (DEM) e foi motivada por comentários levantados durante as sessões camarárias, apontando a Ciafértil como causadora de problemas relacionados à propagação de mau cheiro (odores) sobre os bairros da Zona Leste da cidade.
Na ocasião, Boccalato admitiu que a Ciafértil já teve problemas no passado em relação à emissão de odores, mas negou que isto esteja acontecendo atualmente. “Tem que se descobrir a verdadeira origem do problema. O que podemos afirmar e provar tecnicamente é que o mau cheiro não provêm da nossa empresa. Estamos trabalhando com uma margem de 70% de matéria prima proveniente de fibra curta de celulose que não causa odores”, assinalou o empresário.
O diretor presidente da Ciafértil também relatou que está promovendo a transferência da empresa para outro local da cidade, no km 31, na rodovia Wilson Finardi (SP-191). Neste novo endereço será instalada a Biorgânicos do Brasil, numa área de 121 mil metros quadrados que, a curto prazo, deverá absorver todas as atividades da Ciaférfil. “A Biorgânicos do Brasil está em fase inicial de licenciamento e a expectativa é que no prazo de um ano já esteja em funcionamento”, esclarece.
A Ciafértil está localizada na Estrada do Loreto há 40 anos e tem, segundo Boccalato, direitos adquiridos, podendo permanecer no local pelo tempo que desejar. Porém, o empresário explica que a empresa, embora esteja situada em área rural, foi cercada pelo desenvolvimento da cidade. “Temos todo o monitoramento técnico das atividades que desenvolvemos e podemos assegurar que o mau cheiro de que tanto falam não é de lá”, diz, acrescentando que a empresa está aberta a vistorias, desde que dentro dos critérios da legalidade e do bom-senso.
Boccalato afirmou ainda que a Ciafértil não tem que o esconder, mas assinalou que ele gostaria de poder acompanhar qualquer tipo de fiscalização sobre a sua empresa para poder prestar os devidos esclarecimentos, evitando que os fatos sejam distorcidos. Ele também declarou que a área ocupada pela Ciafértil (350 mil metros quadrados) será destinada a um empreendimento imobiliário, tornando realmente necessária a transferência para outro local.
A coletiva contou também com a presença do sócio-diretor da Biorgânicos do Brasil, Mário Aparecido Lussari e do vereador Eder Donizeti Muller (PSDC), que perguntou se a Ciafértil tem recebido orientações do Departamento do Meio Ambiente para atendimento dos critérios relacionados às atividades que desenvolve. Sobre a questão, o diretor da empresa confirmou que tem mantido contato com funcionários da Diretoria de Meio Ambiente do Saema.
Durante a coletiva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Derci Tófolo disse que vem acompanhando as atividades da Ciafértil e colaborando também com o processo de licenciamento da Biorgânicos do Brasil. “´Trata-se de uma empresa que gera empregos, é pagadora de impostos e já faz parte da história do município, atendendo as exigências ambientais da atualidade. Portanto, é importante darmos respaldo para que a empresa se desenvolva para gerar mais empregos, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente”, conclui.

Publicado em: 13/09/2010 17:22:00