Notícias



Capoterapia é tema da Tribuna Livre

Orador divulgou a programação da Semana Municipal de Capoterapia

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


A 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras contou com a presença do capoeirista Laudevino Gonzaga, conhecido como Mestre Lau, para abordar sobre a capoterapia.

O orador explicou que a capoterapia foi criada para atender às pessoas da melhor idade e hoje abrange todas as faixas etárias. Foi fundada em 1998, em Brasília/DF, pelo mestre de capoeira Gilvan Alves de Andrade; hoje está em 23 estados, além do Distrito Federal.

A capoterapia é uma atividade lúdica, que não exige performance e nem limita as pessoas – cada um faz o que consegue e as melhorias ocorrem com a prática do dia a dia.

Mestre Lau foi o responsável por trazer a capoterapia para o município. Inicialmente, o orador realizou um curso específico em Brasília, fez vivências da capoterapia e desejou incluir a capoterapia em Araras.

Somente após alguns anos, mestre Lau teve a ideia de trazer um outro mestre para realizar um curso de formação em capoterapia em Araras, a fim de difundi-la e conquistar novos interessados por ela. Já em 2016, houve um avanço da capoterapia no município, quando o projeto tomou outra proporção. Hoje, Araras está com mais de 15 locais onde se pratica a capoterapia.

Em 2021, a capoterapia ficou mais conhecida a partir da Lei nº 5.404/21, de autoria da vereadora Mirian Vanessa Pires (PSD), que instituiu a Semana Municipal da Capoterapia no Calendário Oficial do município de Araras, a ser realizada sempre na primeira semana de outubro, “justamente para fazer parte da semana em que comemoramos o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa”, explicou o orador.

Durante a Sessão Ordinária, mestre Lau divulgou a programação da Semana Municipal de Capoterapia e convidou toda a população para prestigiar.

 

Programação da Semana Municipal da Capoterapia

 

03/10 – Terça-feira

Horário: 9h

Local: Lago Municipal de Araras

Grupo: Espaço Com Viver (creche da pessoa idosa)

Capoterapeuta: Maria da Glória

 

04/10 – Quarta-feira

Horário: 8h

Local: Parque Ecológico

Grupo: Villa Lobos e grupos no geral

Capoterapeuta: Anderson

 

04/10 – Quarta-feira

Horário: 9h30

Local: AMCRA

Grupo: Crianças e adultos do Amcra

Capoterapeuta: Douglas

 

04/10 – Quarta-feira

Horário: 14h30

Local: Casa do Idoso São Judas Tadeu

Grupo: residentes da casa

Capoterapeuta: Douglas

 

05/10 – Quinta-feira

Horário: das 14h às 16h

Local: Asilo Nossa Senhora do Patrocínio

Capoterapeuta: Neuza Maria

 

06/10 – Sexta-feira

Horário: das 8h às 15h30

Local: Escola Elefantinho Azul

Grupo: crianças e avós

Capoterapeuta: Douglas

 

07/10 – Sábado

Encerramento da Comemoração da Semana Municipal da Capoterapia

Horário: das 8h às 11h

Local: Câmara Municipal de Araras

Grupos: todos os polos de capoterapia de Araras

 

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA


Publicado em: 03 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!