Capoterapia é tema da Tribuna Livre

Orador divulgou a programação da Semana Municipal de Capoterapia

A 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras contou com a presença do capoeirista Laudevino Gonzaga, conhecido como Mestre Lau, para abordar sobre a capoterapia.

O orador explicou que a capoterapia foi criada para atender às pessoas da melhor idade e hoje abrange todas as faixas etárias. Foi fundada em 1998, em Brasília/DF, pelo mestre de capoeira Gilvan Alves de Andrade; hoje está em 23 estados, além do Distrito Federal.

A capoterapia é uma atividade lúdica, que não exige performance e nem limita as pessoas – cada um faz o que consegue e as melhorias ocorrem com a prática do dia a dia.

Mestre Lau foi o responsável por trazer a capoterapia para o município. Inicialmente, o orador realizou um curso específico em Brasília, fez vivências da capoterapia e desejou incluir a capoterapia em Araras.

Somente após alguns anos, mestre Lau teve a ideia de trazer um outro mestre para realizar um curso de formação em capoterapia em Araras, a fim de difundi-la e conquistar novos interessados por ela. Já em 2016, houve um avanço da capoterapia no município, quando o projeto tomou outra proporção. Hoje, Araras está com mais de 15 locais onde se pratica a capoterapia.

Em 2021, a capoterapia ficou mais conhecida a partir da Lei nº 5.404/21, de autoria da vereadora Mirian Vanessa Pires (PSD), que instituiu a Semana Municipal da Capoterapia no Calendário Oficial do município de Araras, a ser realizada sempre na primeira semana de outubro, “justamente para fazer parte da semana em que comemoramos o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa”, explicou o orador.

Durante a Sessão Ordinária, mestre Lau divulgou a programação da Semana Municipal de Capoterapia e convidou toda a população para prestigiar.

Programação da Semana Municipal da Capoterapia

03/10 – Terça-feira

Local: Lago Municipal de Araras

Grupo: Espaço Com Viver (creche da pessoa idosa)