Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vereadores querem reunião com direção da Santa Casa


Os vereadores que integram a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia deverão se reunir com a direção da Santa Casa de Araras para tratarem do impasse existente entre a Prefeitura e os médicos que cumprem o plantão à distância no pronto-socorro da instituição. A decisão foi tomada na tarde de quinta-feira, quando se reuniram os vereadores Erinson Mercatelli (PMDB) e Breno Cortella (PT).
O primeiro passo é um agendamento de uma conversa com o médico Humberto Rodrigues, diretor clínico da Santa Casa, ainda para esta sexta-feira (9 de março) para a obtenção de mais informações sobre os plantões, objetivando primeiramente estender o prazo de negociação entre as partes e complementar a coleta de dados que está sendo feita pela comissão na busca de um entendimento.
Na seqüência, certamente na próxima semana, a reunião será com a administradora da Santa Casa, Eliana Aparecida Fogaça, também para colher mais informações.
O problema dos plantões à distância chegou à Câmara de Araras na sessão da última segunda-feira, quando o médico infectologista Luiz Carlos Massaro fez uso da Tribuna Livre e apresentou um manifesto pedindo a intervenção dos vereadores junto ao Poder Executivo Municipal para que seja aumentado o repasse de verbas a fim de custear os plantões à distância dos médicos que prestam o serviço no pronto-socorro da Santa Casa.
            O salário dos plantonistas foi estabelecido em junho do ano passado pelo Conselho Regional de Medicina. De acordo com a publicação no Diário Oficial quem cumpre a escola à distância deve ser remunerado com, pelo menos, um terço do valor pago ao médico que faz o plantão presencial na Santa Casa. No entanto, em Araras, a remuneração é a mesma desde 2003, quando o valor foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Agora, para cumprir a determinação do CRM séria necessário que a Prefeitura destinasse cerca de 143 mil mensais apenas para cobrir os custos dos plantonistas. O valor é quase o total (R$ 150 mil) que a administração repassa por mês para cobrir gastos do pronto-socorro.
De acordo com Massaro, na atual situação, os médicos plantonistas à distância de Araras, para oferecerem o serviço e ficarem disponíveis 24 horas por dia, se tivessem um regime de trabalhador normal, estariam recebendo menos que o salário mínimo.
 
Comissão
            A reunião também serviu para deliberar o vereador Erinson Mercatelli como presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia. O médico Caio Assumpção seria o provável vereador a exercer a função. No entanto ele renunciou ao cargo de vereador na segunda Sessão Ordinária deste ano.
O vereador Breno Cortella exercerá a função de relator. A comissão tem ainda como membro o vereador Manoel Silva de Oliveira (PPS).


Publicado em: 09 de março de 2007

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Araras concedeu Título de Cidadão Ararense a Renata Nakamashi Siriguti, por meio de sessão solene. A honraria foi instituída pelo Decreto Legisl...

Leia Mais

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro (quarta a sexta-feira), a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araras, promoveu capacitação sobre lider...

Leia Mais

Nesta quarta-feira (17), o presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB); o secretário da Mesa Diretora, o vereador Fábio Domingues (Republicanos); o suplente de secretário, o vereador Lúci...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras informa que não há concurso público aberto no momento, assim como não há previsão de abertura de novo edital a curto prazo. Notícias sobre concursos abertos na Câmara q...

Leia Mais

Na 33ª Sessão Ordinária, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2025, que institui o selo “Juntos pela Criança”, destinado a reconhecer e incentivar empresas privadas que realizem açõe...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o Projeto de Lei (PL) 131/2025, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Muni...

Leia Mais