Notícias



Vereadores cobram esclarecimentos sobre a UPA

1ª Sessão Ordinária foi marcada por questionamentos de vereadores sobre o destino da Unidade de Pronto Atendimento

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


Durante o uso da Palavra Livre, na 1ª Sessão Ordinária, alguns vereadores questionaram a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Elisa Sbrissa Franchozza. A solicitação é para que seja realizada uma audiência pública, com a participação de gestores municipais, para prestar esclarecimentos sobre a parceria entre a UPA e Faculdade São Leopoldo Mandic.

A vereadora e presidente da Casa, Mirian Vanessa Pires (PSD), declarou preocupação com o monopólio da Saúde no município de Araras e disse que a crítica é em relação à falta de diálogo.

“Se vai ser bom, me explica por que vai ser bom. A gente está aqui representando uma população. Se vai ser ruim, tudo bem; a gente quer ver o lado contrário também. Mas a impressão que eu tenho é que deixam sucatear, assim como, por exemplo, o TCA, não está sendo diferente da saúde. Só que a gente esquece que ali é vida.”, declarou Mirian Vanessa.

Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), vereador e vice-presidente, expôs seu questionamento durante a sessão. “Nós vamos fazer audiência, mas o consórcio, o convênio já está assinado. Só mandaram aqui para esta Casa, e nós vereadores recebemos pela presidente, um informativo. [...] Passou para a Mandic o convênio e aí eu pergunto para os senhores: A população é favorável? A população está satisfeita?”.

Marcelo de Oliveira (Republicanos) argumentou sobre a importância de se fazer uma audiência pública para a obtenção de informações sobre a UPA, a viabilidade do projeto, as vantagens e as desvantagens da parceria com a Mandic.

“Nós também entendemos que esse é um assunto de impacto para toda a cidade de Araras, que vai mexer com todos nós, porque nós somos usuários do Sistema de Saúde, nós, nossos familiares, e é um tema que merece diálogo, merece ouvirmos, estarmos atentos da viabilidade ou não da concretização dessa parceria”, disse o vereador.

A vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (União Brasil) também comentou sobre a questão da UPA. “Daqui a pouco eles vão fazer um convênio com a Unimed, Pró-saúde, vão dominar a cidade e aí Araras não vai ter saúde que não seja apenas limitada. É bom Araras começar a pensar sobre isso e não vender a nossa saúde para ninguém. Com saúde ninguém brinca, com saúde ninguém mexe”.

O vereador Márcio Tonissi (Rede Sustentabilidade) também se mostrou atento à situação da saúde no município e está considerando vários ângulos para a questão. “Eu quero deixar bem claro que, neste momento, eu não tenho nenhuma posição firmada de ser a favor ou não. O que eu acho é que sempre deve ser mostrado os dois lados da moeda”. Ele citou a possível economia para o município com a parceria com a Mandic/UPA e, além disso, mostrou uma outra visão: “Não vamos confundir privatização com hospital universitário”, e também demonstrou interesse em convocar uma audiência pública.

A vereadora Elaine Brambilla (PSD) comentou sobre a saúde no município de Araras, assim como sobre a Santa Casa e deficiências da área. “O meu medo é que nós percamos de vez uma saúde pública de qualidade, que é o que o ararense sempre teve e que merece continuar tendo”, disse.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA

 


Publicado em: 06 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!