Notícias



Vereador Breno termina fiscalização nos bancos



Publicado por: Imprensa


            Durante uma semana o vereador Breno Cortella (PT) se dedicou a visitas nos bancos da cidade. Agora, a partir da próxima semana, ele vai encaminhar uma correspondência às agências relatando o ofício já encaminhado à Prefeitura e ao Procon sobre o que o foi observado. A visita foi para vistoriar a aplicação das leis que determinam tempo máximo para atendimento, fornecimento de água e sanitário aos usuários.
Foram visitadas as dez agências bancárias da cidade e em cada uma o vereador aplicou um questionário com sete perguntas:
  1. Fornece senhas de atendimento impressas mecanicamente?
  2. Consta o horário de recebimento da senha?
  3. Há fixado em local visível os tópicos principais da lei 3787/05 e órgão fiscalizador?
  4. Possui sanitários de uso público?
  5. Os sanitários estão visivelmente identificados?
  6. Possui fornecimento de água potável (bebedouros) aos usuários?
  7. O bebedouro está visivelmente identificado?
Conforme os resultados, 50% das agências não fornecem senhas com informações sobre ordem de atendimento, o que impossibilita o usuário de ter um controle sobre o tempo em que permanece no banco. No entanto, das agências que disponibilizam senhas, em uma delas, na senha, não consta o horário da retirada do tíquet.
Quanto ao sanitário público, seis atendem à lei e oferecem banheiros aos clientes, porém, em apenas um caso ele está devidamente identificado. E os bancos que oferecem banheiro são os mesmos que oferecem água potável, e neste caso a identificação é melhor.
Esses dados deram base ao ofício já enviado à Prefeitura e ao Procon. No texto o vereador cita as leis sancionadas pelo prefeito Luiz Carlos Meneghetti em setembro de 2005: Lei 3.781/05, que dispõe sobre a obrigatoriedade do atendimento em no máximo 15 minutos; e Lei 3.788/05, que trata da obrigatoriedade das agências possuírem sanitários de uso público e fornecimento de água potável.
“No entanto essas leis estão sendo ignoradas, pois os bancos que as cumprem o fazem espontaneamente e os que não cumprem não sofrem qualquer fiscalização ou sanção”, relata o vereador que pôde comprovar o desrespeito com legislação municipal vigente.
Breno encaminhou um resumo das informações coletadas para que possam ser objeto de análise e providências. “Quanto ao tempo de filas constamos grandes irregularidades, que não constam da tabela, pois necessitam de fiscalização e notificação imediata por parte do órgão competente”, completa.
 

Resultado da pesquisa feita nos bancos da cidade *
Fornece senhas de atendimento impressas mecanicamente?
Consta o horário de recebimento da senha?
Há fixado em local visível os tópicos principais da lei 3787/05 e órgão fiscalizador?
Possui sanitários de uso público?
Os sanitários estão visivelmente identificados?
Possui fornecimento de água potável (bebedouros) aos usários?
O bebedouro está visivelmente identificado?
NÃO
-
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO
-
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
SIM
SIM
NÃO
-
SIM
NÃO
-
NÃO
-
NÃO
-
NÃO
SIM
NÃO
SIM
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
SIM
SIM
NÃO
-
NÃO
NÃO
-
NÃO
-
SIM
SIM
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
-
NÃO
SIM
NÃO
SIM
NÃO
SIM
NÃO
NÃO
SIM
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

* Os nomes das agências foram omitidos para evitar constrangimentos


Publicado em: 02 de dezembro de 2006

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!