Notícias



Termina a trajetória do Dr. Nelson Salomé



Publicado por: Imprensa


 

 
Terminou, na madrugada deste domingo (5/12), a trajetória de trabalho e dedicação ao próximo e a Araras do médico e político Nelson Salomé, que faleceu às 03h30, no Hospital da Unimed de Araras, aos 79 anos de idade. Por ocasião da morte de Dr. Nelson Salomé, o prefeito de Araras, Dr. Nelson Dimas Brambilla, decretou luto oficial de 3 dias.
  
Em toda a região e nos quatro cantos de Araras repercute o acontecimento da morte de Salomé. Na Zona Leste, a região mais populosa e carente do município, nota-se visivelmente nos semblantes de indivíduos de várias gerações o sentimento de perda de um grande amigo, que jamais deixou de estender as mãos aos mais necessitados.
 
Ao velório compareceram políticos de toda parte e de todas as legendas, fazendo-se presentes autoridades em níveis municipal, estadual e federal. A Câmara Municipal de Araras permanecerá aberta para toda a população até 16 horas deste domingo, considerando que muitos dos habitantes desejam dar ao Dr. Nelson Salomé o seu último adeus.
 
Está previsto para as 16 horas o cortejo do traslado do corpo do deputado pelas ruas da cidade até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Fátima, onde será celebrada uma missa de corpo presente, às 17 horas. A previsão é que o sepultamento aconteça às 18 horas, no Cemitério Municipal de Araras.
 
Além do presidente da Câmara Municipal, Derci Agemir Tófolo, de todos os vereadores e do prefeito municipal Nelson Dimas Brambilla, estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, os ex-prefeitos de Araras Valdemir Zuntini, Pedro Eliseu Sobrinho, Luiz Carlos Meneghetti e Pedro Eliseu Filho.
 
Causa da Morte
 
Segundo Francisco Nucci Neto, atual secretário municipal de Saúde e médico responsável por Salomé, a causa da morte foi parada cardiorrespiratória por embolia pulmonar, provocada por arritmia cardíaca. Há praticamente dois anos afastado de suas atividades, o político vinha recebendo tratamentos específicos de saúde em grande em sua própria residência, depois de ter sofrido o terceiro episódio de AVC – Acidente Vascular Cerebral - no dia 6 de novembro de 2008.
 
 
Trajetória
 
Nelson Salomé formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1959. Dando início às suas atividades, residiu e trabalhou no Hospital São Luiz (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras), onde atuou até o final de 2008. O exercício da medicina trouxe o reconhecimento de pessoa benemérita, tendo em vista a grandiosidade do trabalho social que sempre realizou junto às famílias carentes de Araras e municípios da região. Na época, em que não existia especialidade médica, Salomé atendia a todos. Os atendimentos aos munícipes no seu consultório chegavam a 100 pessoas por dia.
 
 Ao longo de sua vida profissional, realizou cerca de 45 mil partos, uma referência sempre destacada pelo ex-governador Geraldo Alckmin, que o reverencia como “Mão Santa”. Teve uma grande atuação na política, tendo sido deputado estadual por três mandatos, nos períodos de março/91 a março/94, 1997 a 1998 (suplência) e 1999 a 2002. Por três vezes elegeu-se vereador, sendo o terceiro mandato obtido nas eleições municipais de 2008, quando obteve 1.386 votos, estando licenciado do cargo, para tratar de problemas relacionados à saúde, desde o dia da posse em 1º de janeiro de 2009. O médico também exerceu o cargo de vice-prefeito de Araras por duas vezes e presidente da Câmara Municipal de Araras, no biênio de 1977 a 1978. Como deputado, Nelson Salomé foi membro das Comissões de Saúde e Higiene, Esporte e Turismo e Promoção Social. O trabalho do Dr. Nelson Salomé é bem mais amplo. Muitos dos projetos apresentados em âmbito estadual tornaram-se Lei em âmbito federal. Salomé foi também secretário municipal da Saúde e presidente do Rotary Club de Araras.
 
 
Homenagens
 
A mais recente homenagem a Nelson Salomé veio da Escola de Samba Unidos da Zona Leste que, em 2009, desfilou cantando “Tesouros de Araras: Cana, Café e Dr. Nelson Salomé”. Em 2008, foi condecorado com a Medalha Mérito Cívico – 24 de Março, numa homenagem concedida pela Câmara Municipal de Araras para ararenses que prestaram relevantes serviços ao município.
 
 
 
Depoimentos
 
“O Dr. Nelson foi um marco de bondade e fraternidade, de ensinamentos, ajuda ao próximo. Uma pessoa que só fez o bem para Araras e que sempre teve o coração aberto para todos. Hoje, a melhor maneira de homenageá-lo é abrir a Câmara Municipal de Araras para o seu velório, onde todos podem vir lhe dar adeus”.
Derci Agemir Tófolo – Presidente da Câmara Municipal de Araras
 
 
“Trabalhei com o Dr. Nelson por cerca de 12 anos, como enfermeira. É difícil falar dele, do seu significado em minha vida. Ele foi um exemplo de humildade, doação, caridade, amor ao próximo. Um profissional fantástico e uma pessoa insubstituível”.
Magda Regina Carbonero Celidorio - Vereadora
 
 
“O Dr. Nelson é um grande amigo de Conchal. É Cidadão Conchalense, pelo título outorgado pela Câmara Municipal. Todas as vezes que foi candidato foi sempre muito bem votado, proporcionalmente, algumas vezes, mais lá do que aqui. Trata-se de uma perda irreparável. Dizem que ninguém é insubstituível, mas o Dr. Nelson, seguramente, é um exemplo difícil de ser imitado”.
Valdeci Aparecido Lourenço – Ex-prefeito de Conchal
 
 
“O Dr. Nelson Salomé tem uma história de luta e de trabalho das mais edificantes para a história de Araras. Como médico, sempre esteve com as portas abertas para atender a todos. Muito caridoso, piedoso, com uma força de trabalho invejável. É um dos cidadãos mais representativos do município, a quem a gente respeita pela trajetória e que também tem o respeito da população. Foi por três vezes deputado estadual, três vezes vereador e só não assumiu o terceiro mandato por conta do seu estado de saúde. Foi também presidente da Câmara Municipal de Araras, duas vezes vice-prefeito”.
Dr. Nelson Dimas Brambilla – Prefeito Municipal de Araras
 
 
“O Nelson Salomé foi uma das figuras políticas mais benquistas da nossa cidade e na região. Já fui paciente dele. Ele já foi meu aliado político e também adversário, mas sempre com ética. Foi sem dúvida profissional da área médica e política dos mais atuantes”.
Luiz Carlos Meneghetti – Ex-prefeito de Araras
 
 
“Como poucos o Dr. Nelson conhecia as necessidades dos mais simples e trabalhou, incansávelmente como médico para auxiliar  nos momentos de precisão de muitas pessoas em nossa cidade e região. Cumpriu sua tarefa na Terra, dando o que recebeu como dom divino, aliviar nas dores, ajudando  mães a dar a luz, trazendo vida e esperança para o futuro. O nosso profundo respeito, ao médico, ao político, ao Homem, que deixa nesse dia o plano material para seguir sua trajetória espiritual”.
Pedro Eliseu Filho – Ex-prefeito de Araras
 
 
 
 
Luto Oficial
 
Por ocasião da morte de Dr. Nelson Salomé, o prefeito de Araras, Dr. Nelson Dimas Brambilla, decretou luto oficial de 3 (três) dias.
 
DECRETO Nº 5.772, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2010.


DECLARA LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO DE ARARAS.


                        
Dr. NELSON DIMAS BRAMBILLA, Prefeito do Município de Araras, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o que lhe faculta o art. 62, VII da Lei Orgânica do Município de Araras, e,


CONSIDERANDO o infausto falecimento na data de 5 de dezembro de 2010 do Dr. Nelson Salomé, e


CONSIDERANDO, ainda, que se tratava de pessoa de elevado espírito público, tendo assumido o honroso cargo de Vereador, Presidente da Câmara Municipal de Araras, Vice-Prefeito, e Deputado Estadual,


DECRETA:


Art. 1º) – Fica declarado “Luto Oficial” no Município de Araras, nos dias 5, 6, e 7 de dezembro de 2010, em homenagem “post mortem” do Poder Público Municipal ao emérito Dr. Nelson Salomé.

Art. 2º) – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Dr. NELSON DIMAS BRAMBILLA
Prefeito Municipal



Dr. ERNANI LUIZ DONATTI GRAGNANELLO
Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos

Registrado e publicado no Departamento de Comunicações, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, desta Prefeitura Municipal de Araras, aos 5 (cinco) dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dez.
 
 
 
 
COMUNICADOS
 
Velório: até 16 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, na Câmara Municipal de Araras, situada na Av. Zurita, 181 – Belvedere.
 
Cortejo: às 16 horas saída da Câmara Municipal e percurso pelas ruas da cidade até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça José Félix Nunes, s/nº – Jardim Fátima. (Trajeto: Praça Barão de Araras – Hospital São Luiz e Pronto-Socorro – Igreja Nossa Senhora de Fátima)
 
Missa de Corpo Presente: às 17 horas, na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
 
Sepultamento: às 18 horas, no Cemitério Municipal de Araras, na Av. da Saudade.


Publicado em: 05 de dezembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...



Dia da Leucemia Mieloide Crônica é aprovado na Câmara

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 158/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui o D...



Campanha “De Olho nos Olhinhos” é aprovada na Câmara

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram nesta segunda-feira (6) o Projeto de Lei nº 163/2023, de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (PSD), que institui a Semana Muni...



Vereadores aprovam atendimento preferencial a pessoas transplantadas

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 155/2023, que visa assegurar o atendimento preferencial a pessoas que tenham sido submetidas a transplante d...



Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município

07 de maio de 2024

Durante a 14ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 153/2023, de autoria da vereadora e presidente da Câmara, Mirian V...



Diploma de Mérito “Comerciante Exemplar” é instituído em Araras

07 de maio de 2024

Foi aprovado na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). É instituído o Diploma de Mérito...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!