A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (2), antes do início da 44ª Sessão Ordinária, cerimônia de descerramento do quadro restaurado do vereador Bruno Moysés Batistela, que dá nome ao plenário do Legislativo, onde são realizadas as sessões camarárias e outros eventos. O quadro foi pintado em 1978 pela artista plástica Rose Conte e por iniciativa da própria pintora a obra foi restaurada.
Participaram da cerimônia o presidente do Legislativo Breno Cortella (PT), os vereadores Eder Muller (PROS), Erinson Mercatelli (PSB), Francisco Nucci Neto (PMDB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê, as vereadoras Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC). Também esteve presente o vice-prefeito Carlos Jacovetti, que representou o prefeito Nelson Dimas Brambilla. Além dos familiares do ex-vereador Bruno Moysés Batistela.
O filho do homenageado, Lamartine Antonio Batistela, que também foi vereador por cinco mandatos e presidente da Câmara no biênio 1993/1994 se pronunciou em nome de toda a família. Lamartine agradeceu a atual legislatura em recuperar o quadro de seu pai e destacou a importância do Poder Legislativo. “Já faz 37 anos que Bruno Batistela faleceu, um homem simples, mas que deixou uma contribuição para a história. Ficamos orgulhosos em emprestar o nome ao plenário do Poder Legislativo Municipal, que é o poder mais democrático. Por isso agradecemos aos vereadores por este momento feliz que proporcionaram a nossa família”, declarou Lamartine.
A artista Rose Conte contou sobre a iniciativa que teve em restaurar o quadro. “Ele foi pintado há 35 anos a pedido de sua filha e naquela época era difícil conseguir tintas de boa qualidade. Após visita ao plenário eu percebi que a imagem estava pálida e por isso decidi pedir ao presidente para recuperar o quadro e a moldura. A Câmara me deu todo o apoio e assim consegui realizar esse trabalho”, completou Rose.
O vice-prefeito Carlos Jacovetti, que também informou ser membro da família Batistela, relembrou do tempo de infância quando brincava nas proximidades da oficina de Giocondo e Bruno. “Nossa geração cresceu próxima da oficina e eles faziam um tipo de aro que era usado em nossas brincadeiras. Lembro-me também que o primeiro comício que assisti foi do Bruno Moysé, que tinha uma voz que encantava”, contou.
Para o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella, a recuperação do quadro é de extrema importância para a história do Legislativo e do município. “Contribuímos com a revitalização do quadro para resgatar e fortalecer a memória da Câmara, a sua importância e a contribuição importante de todos os vereadores que por aqui já passaram, como o vereador Bruno Moysés Batistela”, afirmou o presidente.
Bruno Moysés Batistela
Bruno Moysés Batistela nasceu no dia 1º de março de 1923, filho de Mansueto Batistela com Ida Stival Batistela. Morou por muitos anos na rua 13 de maio e desde muito jovem mostrava habilidade com trabalhos manuais.
Começou a trabalhar na Metalúrgica Agostini, onde aprimorou suas habilidades na carpintaria. Alguns anos depois, junto com seu irmão Giocondo José Batistela, abriram uma oficina de carpintaria e ferragem.
Casou-se com Lourdes Calciolari Batistela e dessa união tiveram quatro filhos: Lamartine, Bruno, Labruna e Elza.
Em 1964, já com 41 anos, Bruno iniciou carreira política no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) sendo eleito pela primeira vez como vereador na 5ª Legislatura da Câmara em 1964. Elegeu-se ainda na 6ª e 7ª Legislatura, permanecendo até 1976, quando em 10 de junho veio a falecer. Em razão disso o vereador foi substituído na época pelo suplente Benedito Ferreira de Campos.
Na época por sugestão do vereador e então presidente Itacir Roberto Zaniboni, os parlamentares decidiram denominar o plenário da Câmara de “Bruno Moysés Batistela” por sua contribuição com o progresso do município.
O quadro foi pintado em 1978, pela artista plástica Rose Conte, com o intuito de homenagear o vereador pelas conquistas à população ararense e pelas três legislaturas, completando assim 12 anos de mandato.
O plenário foi denominado pelo decreto legislativo nº 4, de 22 de junho de 1976, de autoria da Mesa Diretora, e foi promulgado pelo presidente Itacir Roberto Zaniboni.
O vereador Moysés Batistela é pai do vereador Lamartine Antonio Batistella, que exerceu a função por cinco mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 1982 para a 9ª Legislatura (1983/1988). Foi reeleito para 10ª Legislatura (1989/1992), 11ª Legislatura (1993/1996), sendo nesta presidente no biênio 1993/1994. Continuou na 12ª Legislatura (1997/2003) e 13ª Legislatura (2001/2004).
Publicado em: 04 de dezembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras aprovou o Projeto de Lei nº 103/2025, que institui e inclui no calendário do município o Dia Municipal de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais, a ser celebrad...
Durante a 25ª Sessão Ordinária de 2025, que aconteceu na segunda-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram em 2º turno o Projeto de Lei nº 110/2025, que dispõe sobre o Plano...
Na Tribuna Livre da 25ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (21), esteve presente a conselheira tutelar do Município de Araras, Cecília Aparecida Baroni Correia. Ela falou sobre o 84º...
A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao Subtenente Paulo Ernesto Pereira de Lucena Dias, por meio do Decreto Legislativo nº 10/2025, de autoria do presidente da Câmara...
Na noite de quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene de entrega do Título de “Cidadão Ararense” a Joeslani Vergínia Simão Andrade, no Plenário “Vereador Bruno Moysés B...
A Câmara Municipal de Araras passa a divulgar os eventos culturais da Prefeitura Municipal de Araras, por meio de uma parceria firmada entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Cultura....
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.44 | Desenvolvido por: Sino Informática.