Notícias



Derci participa de debate sobre problemas da Citricultura



Publicado por: Imprensa


O presidente da Câmara de Araras, Derci Tófolo (DEM), participou nesta quinta-feira (22), de um debate, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que discutiu os problemas da citricultura no estado.
O encontro foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, coordenada pelo deputado Davi Zaia (PPS), e reuniu produtores, integrantes de entidades representativas do setor, representantes do governo, prefeitos e vereadores de diversos municípios do Estado, além de deputados estaduais.
Apontada como a terceira maior cultura no Estado, a citricultura passa por um momento de grande dificuldade devido à concentração das plantações em grandes propriedades, muitas delas pertencentes à indústria do suco de laranja, levando o pequeno e médio produtor, muitas vezes, a ser obrigado a vender sua propriedade. O setor também encontra problemas no preço da laranja e nas pragas que assolam as plantações, levando à erradicação de milhares de pés de laranja.
Davi Zaia salientou a necessidade de que os vários segmentos ligados ao setor se unam para enfrentar a situação. O deputado Antonio Mentor (PT) destacou as dificuldades nas relações de trabalho na citricultura, a necessidade de financiamento para agregar valor ao produto, o problema das taxações e a necessidade de criar programas de incentivo ao consumo interno do suco de laranja. O deputado Roberto Massafera (PSDB) destacou a importância da citricultura na geração de divisas para o país e de mão de obra, além da necessidade da criação de seguro para ajudar o produtor com as perdas decorrentes das pragas.
Para o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, o maior problema do setor é a concentração da produção. "De um lado, o governo promove a reforma agrária; de outro, setores deste próprio governo trabalham no sentido oposto", opinou.
"A questão do preço destrói o ânimo do citricultor", declarou Kal Machado, presidente da Associação dos Municípios Citrícolas (Amcisp). Para ele, é preciso mudar a cultura política do país que privilegia a plutocracia.
Cláudio Alvarenga, representante da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, informou que o governo estuda a inserção do suco de laranja no programa "bom prato" e na merenda escolar. Afirmou também que há investimentos em pesquisa do genoma da citricultura e de sanidade fito-sanitária (combate às pragas). Além disso, disse que a Secretaria da Agricultura está prestes a efetivar o seguro para a citricultura, instrumento que diminuiria o impacto das perdas decorrentes de pragas.
Participaram também do debate os deputados Simão Pedro (PT), Gilson de Souza (DEM), José Zico Prado (PT) e Vaz de Lima (PSDB).
 
Incentivo
Durante este mandato, o vereador Derci Tófolo (DEM), tem trabalhado algumas questões para amenizar os problemas da citricultura em Araras. Recentemente foi aprovado o projeto de lei, de autoria dele, que dispõe sobre a erradicação da planta murraya paniculata, popularmente conhecida por murta. A planta é hospedeira da bactéria que ataca plantas cítricas, causando a doença chamada Greening.
            Ele também quer que o município adote na merenda escolar o suco de laranja. “Isso vai permitir a formação de novos consumidores, além de garantir uma maior circulação do produto da cidade”, explica ele preocupado também com a valorização de uma das principais culturas do município.
            A mesma ideia ele apresentou aos deputados estaduais para que seja implantada em todas as escolas paulistas. Cópias do Projeto de Lei foram entregues aos deputados Davi Zaia, Aldo Demarchi (DEM) e aos outros parlamentares que participaram do debate.
            “Nossa laranja tem um grande valor no mercado externo. Porém, nossos citricultores não vêem essa valorização em função da alta competitividade. Somente a união de forças vai garantir que a laranja não perca terreno pra outras culturas”, disse Derci em conversa com produtores durante o evento.
            Segundo os deputados, já existe proposta para que o suco de laranja faça parte da merenda escolar dos alunos das unidades de ensino do Estado. Eles estudam a melhor forma para a apresentação deste projeto pensando na estrutura que deverá ser disponibilizada para a prática.


Publicado em: 23 de outubro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!