Notícias



Câmara Cidadã: visitas monitoras começam nesta semana



Publicado por: Imprensa


Os 29 alunos, da 4ª série A, da Escola Municipal “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” – Caic, serão os primeiros a visitarem as dependências da Câmara Municipal de Araras pelo Programa “Câmara Cidadã”. O encontro com o Poder Legislativo acontece nesta quarta-feira, a partir das 9 horas.
Durante a visita, cujo projeto está intitulado “Tô Ligado na Câmara”, os estudantes vão receber uma cartilha explicativa que vai esclarecer as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, com foco maior nas atribuições desempenhadas pelos vereadores.
Além de texto, também foi criada uma história em quadrinhos. No enredo uma professora leva três alunos a visitarem as três estâncias de poder. O texto de todo o material foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Câmara, e as ilustrações são de Fernando Rodrigues que se inspirou nos prédios locais do Fórum, da Prefeitura e da Câmara de Araras.
“É um material bem didático, que fala a linguagem dos alunos. Além disso o conteúdo ainda oferece letras dos hinos Nacional e de Araras, as explicações sobre o Brasão da Cidade e a galeria dos ex-prefeitos e ex-presidentes do legislativo local. É um material bem explicativo. Uma fonte de pesquisa que o estudante vai levar pra casa e deixar à disposição de toda a família”, explica o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Araras.
O vereador acredita que a visita monitorada pode ajudar a criar cidadãos mais conscientes. “Eu sei que os livros explicam a constituição dos poderes, mas vivenciar como eles funcionam enriquece esse processo. É por isso que a Câmara quer receber os estudantes da nossa cidade”, completa.
 
Roteiro
O projeto “Tô Ligado na Câmara” começa na sala de aula. Antes da visita os alunos vão escolher, entre eles, 11 vereadores. Na seqüência os eleitos vão eleger um presidente, um vice-presidente e um secretário. Com toda a turma é feita uma análise de uma pauta de uma das Sessões Ordinárias da Câmara Municipal. Quando esses alunos chegarem para a visita, os 11 eleitos serão convidados a conduzir uma sessão simbólica, com a execução do Hino Nacional e a votação em caráter de urgência do projeto de participação da classe no Programa “Câmara Cidadã”.
Um vídeo, chamado “Cidadania Não é Brinquedo” vai ser exibido no telão do Plenário “Bruno Moisés Batistella”. Com 38 minutos de duração a história mostra uma guerra entre brinquedos que vivem abandonados no armário de um garoto, que trocou todos por um vídeo-game. A partir do abandono, um super-herói descobre novos amigos, como o Jaca Jacaré, o Palhaço o Urso Ursolino e uma boneca, que é quem une os amigos em torno da luta pela conquista da cidadania. Mas a luta por uma comunidade melhor não é tão fácil. Também há, entre os brinquedos abandonados, aqueles que não têm interesse na formação de uma comunidade.
O vídeo é a base para uma discussão entre os estudantes sobre a atuação deles nas melhorias para a cidade. “É uma forma lúdica de ensinar, mas bastante realista”, relata Maretto.
Perguntas e visita a toda dependência da Câmara Municipal de Araras vão completar o roteiro. Porém, em sala de aula, os alunos serão motivados pela professora a produzirem qualquer material sobre esse trabalho e o resultado vai ser, posteriormente, exposto no Painel da Cidadania, que será montado no pátio da Câmara. Um questionário avaliativo também deverá ser respondido pelos visitantes.
A monitoração da visita está a cargo da Assessoria de Comunicação da Câmara e conta também com um grupo de funcionários voluntários do Poder Legislativo local que já estão preparados para o projeto.
De acordo com a Assessoria de Comunicação todo o roteiro já foi avaliado pelas diretoras das escolas municipais da cidade e também pelas profissionais que integram a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação. Embora o foco inicial seja a rede municipal, no segundo semestre será dada oportunidade às escolas privadas e também aos alunos de 8ª série que estão deixando o ensino fundamental.
A Secretaria de Educação se encarregará de proporcionar o transporte para o translado Escola-Câmara-Escola. Além de lanche, quando necessário. O agendamento das escolas para as visitas também é responsabilidade da Secretaria.
 
Câmara Cidadã
O Programa “Câmara Cidadã” foi idealizado pelo vereador Irineu Norival Maretto e aprovado pelos vereadores de Araras através da Resolução 45/2005. Seu principal objetivo é trazer o cidadão de Araras para as dependências da Câmara Municipal, tornando-o participativo, atuante e conhecedor das necessidades locais.
Para este ano de 2006 está prevista a realização de debates, palestras, campanhas, sejam elas quais forem, e que poderão ser de iniciativa própria ou de qualquer instituição ou entidade, desde que traga benefícios à população de Araras sendo o tema de abordagem social, assistencial, cultural, educativo, filantrópico ou na área de saúde.
Na prática, o principal espaço a ser aberto para a realização deste trabalho é o Plenário “Bruno Moisés Batistella”. Clubes de Serviços, Escolas, Ong´s, Sindicatos, Igrejas, Partidos Políticos e outros grupos terão acesso e serão os principais meios para a efetivação desse espaço de cidadania.
“Nós queremos aproximar a população dos vereadores e levar informação e cidadania à comunidade local. O povo entende a Câmara e nessa proximidade a Câmara entende o seu povo”, explica o vereador Irineu Maretto.
 
Visitas Agendadas
Data
Horário
Escola
Turma
Nº Alunos
31/05
9 horas
Emeief “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” - Caic
4ª A
29
01/06
9 horas
Emeief “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” - Caic
4ª B
31
02/06
9 horas
Emeief “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” - Caic
4ª C
28
05/06
9 horas
Emeief “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” - Caic
4ª D
27
07/06
9 horas
Emef “Padre Hercílio Bertoline”
4ª A
37
08/06
9 horas
Emef “Padre Hercílio Bertoline”
4ª B
37
09/06
9 horas
Emef “Padre Hercílio Bertoline”
4ª C
37


Publicado em: 01 de agosto de 2006

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!