Notícias



Câmara aprova Dia do Nordestino em Araras



Publicado por: Imprensa


Projeto de autoria do vereador Zé Bedé busca a valorização e reconhecimento dos migrantes
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na segunda-feira (4), o projeto de Lei do vereador do PT, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) que cria o Dia 8 de Outubro como o Dia do Nordestino em Araras. A matéria ainda precisa ser sancionada pelo Prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, mas o vereador Zé Bedé já comemora a aprovação e o reconhecimento pelo Poder Legislativo.
Apesar da população de Araras ser formada por milhares de migrantes nordestinos, não havia uma data em que essa comunidade pudesse comemorar fora de sua região e ser lembrada pelo importância que teve no desenvolvimento desta cidade. Agora tem. Por iniciativa do vereador Zé Bedé e sendo sancionada pelo Poder Executivo, a data entrará para o Calendário Oficial de Eventos do Município, podendo ser lembradas pelas escolas e em eventos culturais na cidade. 
Como acontece em várias cidades do País, inclusive na capital paulista, a iniciativa fixa a data 8 de outubro em homenagem ao nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense.
O vereador agradeceu o apoio de todos os vereadores e enfatizou que o projeto visa o reconhecimento e a valorização desses migrantes que foram colaboradores importantes para o crescimento econômico da nossa cidade, dando sua contribuição principalmente na construção civil e nas usinas de cana-de-açúcar.
Muitos outros migrantes também contribuíram com Araras e deixaram sua história no município, como é o caso do Dr. Luiz Narciso Gomes, que nasceu na Ilha de Itaparica no Estado da Bahia.
 
O doutor Narciso Gomes era, antes de mais nada, uma pessoa de coração bondoso e solidário. Não cobrava consultas e ainda fornecia medicamentos aos pacientes que não tinham condições para pagar. Por esse motivo, ele passou a ser conhecido como o “pai dos pobres”.
 
“Dr. Narciso Gomes é apenas um dos exemplos dos nordestinos que não devemos medir esforços para homenageá-los”, destacou o vereador.
 
Sessão Solene 
        Além do Dia do Nordestino também está tramitando na Câmara o projeto de resolução do vereador Zé Bedé que dispõe sobre a criação de Sessão Solene do Dia do Nordestino.
O presente projeto tem por objetivo firmar o dia 8 de outubro, no calendário de atividades do Poder Legislativo, estabelecendo condições para que a ocasião seja marcada por homenagens a pessoas vindas do Nordeste, que se destacou e contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e que também ajuda na valorização da promoção da cultura nordestina.
Visa também promover, uma ampla reflexão sobre as condições dos nordestinos em nossa cidade e promover debates de inclusão social e contra a discriminação.
“Foi importante a aprovação do Dia do Nordestino e espero que o projeto da sessão Solene também seja aprovado para que o Poder Legislativo dê sua contribuição concreta em homenagem a esses migrantes”, finalizou Zé Bedé.
 
 
FOTO (zebede)
Vereador Zé Bedé e diretor Odinelson Lopes durante reunião com os munícipes no Cras
 Crédito: Silvio Domingos/CMA
 
Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé)
Vereador – PT
Gabinete do Vereador 
Avenida Zurita, 181 - Belvedere - Cx. Postal 408 | Cep: 13601-020 - Araras - SP | Fone/fax: (19) 3543-3300
Contato
Vereador Zé Bedé – (19) 9763-9749
Assessoria do Vereador: Silvio Domingos (19) 9613-6496
e-mails: vereadorzebede@gmail.com, zebede@camara-araras.sp.gov.br


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!