Câmara aprova Dia do Nordestino em Araras

Projeto de autoria do vereador Zé Bedé busca a valorização e reconhecimento dos migrantes
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na segunda-feira (4), o projeto de Lei do vereador do PT, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) que cria o Dia 8 de Outubro como o Dia do Nordestino em Araras. A matéria ainda precisa ser sancionada pelo Prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, mas o vereador Zé Bedé já comemora a aprovação e o reconhecimento pelo Poder Legislativo.
Apesar da população de Araras ser formada por milhares de migrantes nordestinos, não havia uma data em que essa comunidade pudesse comemorar fora de sua região e ser lembrada pelo importância que teve no desenvolvimento desta cidade. Agora tem. Por iniciativa do vereador Zé Bedé e sendo sancionada pelo Poder Executivo, a data entrará para o Calendário Oficial de Eventos do Município, podendo ser lembradas pelas escolas e em eventos culturais na cidade.
Como acontece em várias cidades do País, inclusive na capital paulista, a iniciativa fixa a data 8 de outubro em homenagem ao nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense.
O vereador agradeceu o apoio de todos os vereadores e enfatizou que o projeto visa o reconhecimento e a valorização desses migrantes que foram colaboradores importantes para o crescimento econômico da nossa cidade, dando sua contribuição principalmente na construção civil e nas usinas de cana-de-açúcar.
Muitos outros migrantes também contribuíram com Araras e deixaram sua história no município, como é o caso do Dr. Luiz Narciso Gomes, que nasceu na Ilha de Itaparica no Estado da Bahia.

O doutor Narciso Gomes era, antes de mais nada, uma pessoa de coração bondoso e solidário. Não cobrava consultas e ainda fornecia medicamentos aos pacientes que não tinham condições para pagar. Por esse motivo, ele passou a ser conhecido como o “pai dos pobres”.

“Dr. Narciso Gomes é apenas um dos exemplos dos nordestinos que não devemos medir esforços para homenageá-los”, destacou o vereador.

Sessão Solene
        Além do Dia do Nordestino também está tramitando na Câmara o projeto de resolução do vereador Zé Bedé que dispõe sobre a criação de Sessão Solene do Dia do Nordestino.
O presente projeto tem por objetivo firmar o dia 8 de outubro, no calendário de atividades do Poder Legislativo, estabelecendo condições para que a ocasião seja marcada por homenagens a pessoas vindas do Nordeste, que se destacou e contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e que também ajuda na valorização da promoção da cultura nordestina.
Visa também promover, uma ampla reflexão sobre as condições dos nordestinos em nossa cidade e promover debates de inclusão social e contra a discriminação.
“Foi importante a aprovação do Dia do Nordestino e espero que o projeto da sessão Solene também seja aprovado para que o Poder Legislativo dê sua contribuição concreta em homenagem a esses migrantes”, finalizou Zé Bedé.

FOTO (zebede)
Vereador Zé Bedé e diretor Odinelson Lopes durante reunião com os munícipes no Cras
 Crédito: Silvio Domingos/CMA

Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé)