Notícias



Ararenses foram homenageados com a Medalha Mérito Cívico



Publicado por: Imprensa


 
            Como tradicionalmente acontece na Semana do Município, a Câmara Municipal de Araras realizou, na sexta-feira 26 de março, às 20 horas, a Sessão Solene de Outorga da Medalha Mérito Cívico 24 de Março, que contou com a participação de 11 personalidades (cidadãos e cidadãs) nascidos (as) em araras e indicados pelos vereadores para a homenagem. Também participaram autoridades, amigos e parentes dos homenageados praticamente ocupando todos os lugares ao público no plenário da Câmara.
           
            A mesa foi composta pelo atual vice-presidente da Câmara Jovem Danilo Felipe Accica, pelo presidente da Câmara Municipal Derci Tófofo (PT), pelo secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Antonio Celso Noalle e também pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT). A participação dos vereadores foi unânime e, com exceção de Dona Duse Rüegger Ometto, homenageada que precisou se ausentar, logo após o recebimento da homenagem pelo vereador Carlos Alberto Jacovetti, todos participaram até o final.
 
            Entre os presentes no público, o ex-prefeito Luiz Carlos Meneghetti esteve com sua família, em função da homenagem conferida à sua esposa, a ex-primeira dama Cecília Zorel Meneghetti. Também marcou presença o ex-vice prefeito e atual presidente do PMDB, o médico Francisco Nucci Netto, que acompanhou a solenidade nos bastidores.
 
            A solenidade foi marcada pela emoção dos que receberam a homenagem e pelo orgulho dos proponentes, que procuram por meio da Medalha Mérito Cívico conferir o devido reconhecimento aos cidadãos com histórico de relevantes serviços prestados à comunidade. A outorga da Medalha do Mérito Cívico é atividade prevista no calendário de eventos oficiais do Legislativo e regulamentada pelo Decreto Legislativo n° 13, de 20 de dezembro de 2007.
 
 
 
Homenageados:
 
 
Proponente: Vereador Breno Zanoni Cortella (PT)
Homenageada: Jorge Reis Neto É um exemplo de superação. Ele viveu parte de sua infância no “Lar Ismael”. Com o tempo, as dificuldades financeiras se abateram sobre aquele lar. Em socorro à situação, o casal Geni e Roberto Mercatelli, não mediu esforços para manter todas as crianças daquela instituição. Logo, Jorge, foi levado pelo casal para morar na Clínica Antonio Luiz Sayão, em um prédio separado para garotos. Com o falecimento do casal Geni e Roberto Mercatelli, ele resolveu descobrir coisas novas, passando a freqüentar festas. E, como tinha vergonha de se aproximar das garotas, passou, com o incentivo de um amigo, a beber. Aí começaram os problemas e logo vieram as drogas. Não adiantavam os conselhos dos amigos. Isto gerou sua saída da casa onde estava. Tinha parado de estudar e não conseguia emprego. Sua situação já era desesperadora, quando o amigo Jean Pascoalini, o incentivou a buscar a ajuda de Roberto Xavier Santos, coordenador da Casa Dia – Casa de Apoio a Drogados e Alcoólatras, que o recebeu com carinho. Estas pessoas mudaram a sua vida e há 10 anos Jorge Reis Neto, como dizem, está limpo. Como coordenador de projetos da Escola da Vida, hoje ajuda pais e mães, que tem seus filhos no mundo das bebidas e das drogas. Leva uma mensagem de esperança e fé, mostrando, que há uma luz para os que sofrem destes males. Ele também é um cidadão ativo da comunidade, atuando ainda como membro do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas).
 
 
Proponente: Vereador Carlos Alberto Jacovetti (PSDC)
Homenageada: Dona Duse Rüegger Ometto – Iniciou seus estudos no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Insa. Se casou em 8 de novembro de 1936, com o visionário Hermínio Ometto, de cuja união adveio o estimado Gilberto Ruegger Ometto, infelizmente ambos já falecidos. Possui quatro netos e oito bisnetos. Esteve sempre ao lado do empreendedor Hermínio Ometto, empresário que capitaneou o crescimento da Usina São João e do próprio setor sucroalcooleiro, além de também ter se dedicado à política, chegando a ser prefeito de Araras. Não esquecendo o aspecto social, liderou o desenvolvimento da Fundação Regional de Ensino Superior de Araras, que passou a se chamar Fundação Hermínio Ometto, entidade mantenedora da Uniararas. Pelo legado econômico, político e educacional deixado por Dr. Hermínio, foi este último que Dona Duse fez questão de multiplicar, a ponto de estar como presidente do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto há mais de 18 anos. Diversas foram as obras que tiveram a participação desta cidadã, podendo destacar, a título de exemplo, a construção e reforma do Parque Infantil Hermínio Ometto, a construção e implantação da Creche Romana Ometto, além da reforma do prédio histórico que abriga a Casa da Cultura. Ela também participou de dezenas de ações assistenciais, sendo a mais recente a que desencadeou o Projeto Usina do Saber, que tem por objetivo a assistência às crianças carentes de nossa cidade, permitindo o acesso à educação, às práticas esportivas e culturais, além de prestar auxílio extensivo à saúde das mesmas. Destaca-se também o importante papel que vem desempenhando à frente da instituição mantenedora da Uniararas, a ponto de ver materializado um dos sonhos do Dr. Hermínio Ometto de criar um centro universitário de renome na região, composto por diversos cursos, nas mais diversas áreas de conhecimento e contando com mais de 12 mil alunos. A fundação é também uma das mais importantes entidades de assistência social à população. Enfim, Dona Duse tem se mostrado uma mulher à frente do seu tempo, que cultiva os mais nobres ideais. Suas ações têm tido efeito multiplicador, principalmente para o desenvolvimento educacional de nossa cidade.
 
 
 
Proponente: Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT)
Homenageada: Carlos Roberto Natal Bernardo – Marabá – Ao nascer, este homem possuía deficiência física que poderia tê-lo feito paraplégico, mas o destino quis diferente e aos quatros de idade começou a andar. Ele foi um dos primeiros guardas-mirins do município, órgão na época sob o comando do Capitão Odair. É, com muito orgulho, morador do José Ometto e há 45 anos promove a alegria do cidadão ararense, embalando dias com o seu som na praça principal da cidade. Trabalha com música desde os nove anos de idade, e sempre procurou levar a paz, cultura e educação às pessoas, por meio da sua atividade. Atualmente, desenvolve o projeto Criança de Elite, que visa resgatar nas crianças valores morais muito importantes que têm sido perdidos na sociedade. Por meio deste projeto, Marabá percorre todas as escolas da rede pública, resgatando crianças pelo contato com a música. Hoje, cerca de 970 crianças são acolhidas pelo projeto e os resultados são visíveis, segundo relato das próprias famílias. Mais recentemente, ele começou a visitar os integrantes do projeto em suas casas, atingindo também os pais com esta obra de caráter cultural, educativa e social. Com esta determinação, Marabá tem dado sua contribuição à sociedade, sobretudo pela via do amor.
 
 
Proponente: Derci Agemir Tófolo (DEM)
Homenageada: Enio Antonio de Almeida Capitão e Comandante da Polícia Militar de Araras, ele tem uma história de lutas pela segurança de Araras. Ele que estudou na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra e trabalhou dos 11 aos 19 anos na Drogaria Droganossa, foi também monitor do Tiro de Guerra. Mesmo com o coração sempre em Araras, o capitão Enio saiu em busca de conhecimento, tendo obtido o bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia do Barro Branco. Logo, se especializou em Ciências Sociais. Em 2003, obteve especialização em Sociologia Política, pela Unicamp e atualmente é doutorando pela mesma instituição. Ênio está há mais de 18 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi comandante da Força de Patrulhas do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na Capital Paulista, exercendo o mesmo cargo na região de Limeira entre 1996 a 1997. No período de 2000 a 2007, comandou o 4º Pelotão de Polícia Ambiental de Araras, exercendo atividades em várias cidades da nossa região, como São João da Boa Vista, Mogi-Mirim, Piracicaba e outras. O que mais importa é que este vasto conhecimento e experiência estão novamente a serviço de Araras, que tem o Capitão Ênio no comando da nossa Polícia Militar, onde retoma o seu trabalho pela segurança de nossa cidade.
 
 
Proponente: Eduardo de Moraes (PP)
Homenageada: Tarcisio Luiz Carminati – Iniciou seus estudos no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, passando também pelo Grupo Escolar Ignácio Zurita Junior. Os estudos ginasiais foram no antigo Ginásio Estadual Dr. Cesário Coimbra, tendo inclusive participado da mudança para o prédio hoje ocupado por esta escola, onde permaneceu até os 13 anos de idade. Em seguida cursou o Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Conde Sílvio Alvares Penteado, onde se formou contador. Uma vez formado, trabalhou no Escritório Brasil de Contabilidade (hoje Escritório Carminati) e em diversas firmas de nossa cidade. Como ex-aluno salesiano sempre esteve muito próximo às Obras Salesianas, tendo a oportunidade de gerenciar e montar os cursos semi-profissionalizantes durante os anos em que atuou ao lado do padre Song, hoje bispo Dom Song. Não bastassem os estudos e o trabalho voluntário que desenvolvia, cursou também as Faculdades de Economia e Ciências Contáveis. Seu maior contato com a população se deu em sua empresa, a Livraria e Papelaria Santa Cruz, registrada desde 1965. Por todas as suas atitudes de dedicação ao próximo, seja por meio das Obras Salesianas ou por sua consciência sempre cidadã recebeu a indicação para a medalha.
 
 
Proponente: Erinson Mercatelli (PSB)
Homenageada: Cecília Zorel Meneghetti – Ela sempre diz que “ter a oportunidade de trabalhar em prol dos menos favorecidos é uma satisfação imensa”. Mas vale descrever o trabalho desta mulher frente ao Fundo Social de Solidariedade, trabalho que desempenhou durante oito anos, com satisfação, conciliado com a posição primeira-dama, no Governo de Luiz Carlos Meneghetti-Dr. Francisco Nucci Neto. À frente do Fundo Social, Dona Cecília, encarou o desafio de organizar e direcionar projetos e eventos a serem desenvolvidos de acordo com a realidade local, entre eles: Campanha do Agasalho, Semana do Idoso, padarias Comunitárias, brinquedotecas, cooperativas de trabalho, como a destinada à coleta seletiva e outros tantos projetos. Enfim, foram anos tentando fazer chegar aos que mais precisam a autêntica assistência social. Mas Dona Cecília não esconde o maior envolvimento com o Projeto Próteses, que nasceu do objetivo de valorizar o ser humano e proporcionar-lhe mais dignidade e cidadania. Atualmente, ela se dedica à família, pois, acima de tudo, é mãe, esposa, avó e cidadã.
 
 
Proponente: Irineu Norival Maretto (PMDB)
Homenageada: Nivaldo Antonio Bovo – É integrante de uma família humilde, mas obteve escolaridade básica e média no Grupo Zurita e Dr. Cesário Coimbra. Em seguida se formou em Administração de empresas no Isca - Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Em 1976, foi eleito vereador pelo partido Arena, exercendo seu mandato no Legislativo por seis anos, no período de 1977 a 1982. É também empresário, sendo sócio-proprietário da Empresa Alumínio Araras, antiga Bovo Moreira & Cia, fundada em 1963, por seu pai e parentes, em um fundo de quintal, na rua Júlio Mesquita. Trabalha e administra a empresa, juntamente com seus familiares desde 1971, portanto há 39 anos. Com sua empresa contribuiu para o desenvolvimento de Araras, gerando empregos e melhorando a arrecadação de impostos, mas não é só aos negócios se que dedica este empreendedor. Como membro do Rotary Clube desde 1997, exerceu o cargo de presidente e administra junto com sua esposa Elizabethe e uma equipe de rotarianos, o Projeto Caminhar, cuidando de campanhas para arrecadar fundos e levar ajuda aos necessitados. O Projeto Caminhar conta hoje com 700 peças, entre cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas e à distribuição e controle destes equipamentos que ele se dedica há anos, sem contar a sua participação em diversos outros projetos da comunidade como cidadão voluntário.
 
 
Proponente: José Roberto Rimério – Miqueira(PTB)
Homenageada: José Mário Pavan – Ele é o que todos conhecem como apoiador de uma paixão nacional: o futebol. Mas antes, é preciso lembrar que sua vida não é feita só de jogos e arenas de campeonatos. Ele é engenheiro agrimensor, formado pela FEAP, engenheiro de Segurança pela Unicamp, e corretor de Imóveis, com registro no Creci. Trabalha há 35 anos na Comercial e Construtora Pavan, onde usa grande parte de seus conhecimentos acadêmicos. De volta ao futebol, podemos dizer que José Mário Pavan tem verdadeira devoção por este esporte, tendo até obtido pós-graduação em Gestão Master de Futebol pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Há 28 anos se dedica ao União São João Esporte Clube de Araras, sendo secretário geral e presidente do Clube. Há 12 anos, atua na Guia Assessoria Esportiva S/C. É também secretário do Sindicato Nacional de Futebol há cinco anos, além de presidente da Fundação Mantenedora da Rádio Araras Fm 107,7. Como presidente com mais tempo de gestão de futebol do Brasil, levando o nome de Araras a todos os pontos cardeais do Brasil, é sem-dúvida merecedor da homenagem. 
 
 
 
Proponente: Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM)
Homenageada: Marcelo Franco - É integrante da Guarda Municipal, corporação a qual se dedica desde 1994. Serviu a Guarda Municipal inicialmente nos ofícios externos, mas mediante a sua forma de atender a população foi designado em uma fase de sua carreira para a Delegacia do Município, hoje Delegacia Participativa. Em 2009, passou trabalhar na Câmara Municipal de Araras, onde se destaca por sua cordialidade para com os munícipes. Em todos os locais em que prestou serviços recebeu referências, sendo merecedor de agradecimentos que foram enviados ao seu comandante, onde constam várias outras referências. Ele possui ainda cursos voltados aos membros da Guarda Municipal, merecendo destaque os de atendimento em emergências, identificação veicular, polícia comunitária e administração de conflitos. Por seu desempenho e dedicação aos serviços prestados à comunidade foi indicado para a homenagem.
 
 
Proponente: Marcelo Coelho Fachini (PMDB)
Homenageada: Rogério Natal Uccella – É um cidadão também muito benquisto em nossa sociedade, por seu caráter e conduta. Não bastassem estes adjetivos, tem uma importante atuação na atividade cartorial desde 1980. Foi através de sua mãe, que era faxineira no Fórum da Comarca, que passou a ser escrevente, cargo ao qual se dedica até hoje, prestando serviços como Substituto do Oficial de Registro do Cartório de Imóveis. Rogério Uccella é também formado em Direito, mas, o seu grande trunfo vem da área social. Como presidente da Associação Pró-Cidadão do Futuro - ACF, desde 2003, divide a vida profissional do cartório com a de voluntário da ACF, dedicando-se todos os dias a visitas administrativas na sede do projeto, em reuniões com os grupos profissionais e, tudo isto, sem receber uma só centavo.
 
 
Proponente: Valdemir Gomes- Mami (PT)
Homenageada: Vera Lúcia de Paula – Ela é um modelo de voluntariado, com longas horas e anos da sua vida dedicados à assistência aos mais necessitados. Primeiro como integrante da Pastoral da Criança, combatendo a mortalidade infantil. Atuando com a comunidade dos bairros da Zona Leste, foi membro da Pastoral da Saúde e nesta região dedicou-se também aos trabalhos envolvidos com a Sopa Comunitária, ainda hoje servida pelos necessitados pelo Instituto São Francisco de Assis. Mulher de fé, que com humildade e trabalho também escreveu a sua história, fazendo a diferença na vida dos que passam fome, dos doentes e das crianças em situação de risco. Como ministra da Eucaristia, fazia visita aos doentes, dando graças à condição de poder levar a eles a comunhão.
 


Publicado em: 29 de março de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!