Notícias



Vereadores indicam criação do Serviço de Engenharia de Tráfego



Publicado por: Imprensa


Os 11 vereadores da Câmara Municipal de Araras enviaram uma indicação ao prefeito Luiz Carlos Meneghetti para que seja criado o Serviço Municipal de Engenharia de Tráfego em Araras. A indicação foi feita na sessão da última segunda-feira quando o médico Agnaldo Píspico, coordenador de Samu e diretor do Serviço de Emergência da Secretaria Municipal de Saúde usou a Tribuna Livre para falar sobre as estatísticas de acidentes de trânsito no município e apresentar a campanha “Força Tarefa de Redução de Acidentes e Vítimas de Trânsito”.
“Com o impedimento da Guarda Municipal em exercer a função de agente de trânsito e as restrições quanto ao efetivo da Polícia Militar, faz necessária e urgente a criação de um Serviço Municipal especificamente voltado à Engenharia de Tráfego, com agentes capacitados e com autoridade para autuar as infrações de trânsito em nosso município”, justificam os vereadores.
Esse serviço foi um dos pedidos de Píspico aos vereadores durante sua apresentação. O médico ainda solicitou apoio nas ações da Força Tarefa, que essa campanha não seja usada como ferramenta política e que os radares em pontos estratégicos, já aprovados em lei, sejam efetivamente colocados.
“Não é agradável falar sobre esse assunto, mas é necessário”, falou o médico ao iniciar sua apresentação. Segundo as estatísticas, em 2005, a cidade registrou 1.950 acidentes. Destes, 752 foram de trânsito e com vítima, num total de 91 atropelamentos. A média do ano fechou em 10 acidentes por dia.
Desse montante 18 pessoas tiveram óbito imediato. E nesse grupo, 15 foram com envolvimento com moto, sendo 3 atropelamentos por esse tipo de veículo. Nos casos restantes, foram 2 atropelamentos por carro e um acidente com bicicleta. Esses números revelam um aumento de 50% em relação a 2004.
            Para Píspico não existe outro remédio sem a punição com a força da lei.
 
Força Tarefa
É para combater o avanço destes números que está nascendo a campanha “Força Tarefa de Redução de Acidentes e Vítimas de Trânsito”, numa união entre as forças de segurança da cidade e o Conseg – Conselho Municipal de Segurança.
            Entre as principais ações estão as campanhas de prevenção e fiscalização com punição. Serão realizados pedágios, bloqueios policiais com fiscalização e punição rigorosa, fixadas faixas de conscientização em pontos críticos, colocação de radares experimentais, realização de palestras, uso do bafômetro e a fixação de painéis com o número de vítimas do trânsito. inspirados em quadros que existem nas empresas, eles vão trazer o número de óbitos dos últimos anos e há quantos dias a cidade não registra acidentes fatais. A contagem terá como ponto de partida janeiro de 2006.
            “Esses radares foram emprestados para a cidade e com eles nós queremos fazer um diagnóstico sobre o comportamento do motorista no trânsito de Araras”, explicou Píspico.
Já os pedágios de conscientização que foram realizados no ano passado também podem voltar a ocorrer, mas com algumas modificações. Ao invés de multas morais com valor meramente simbólico, os motoristas que estiverem desrespeitando alguma lei de trânsito poderão ser autuados de verdade. "Muitas vezes, só mexendo no órgão mais sensível do corpo humano, que é o bolso, para o motorista aprender a lição", completou.
            Um dos momentos fortes da campanha segundo o médico vai ser durante os dias de Carnaval. “Álcool e direção não combinam e nessa época do ano nós sabemos dos abusos que acontecem”, frisou ele.
            Mesmo antes do Carnaval a campanha já deve ganhar as ruas com fiscalização e punição.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!