Notícias



Projeto de Lei aprovado na Câmara prevê multa de até 10 mil reais para quem maltratar animais



Publicado por: Imprensa


Foi aprovado pelo Poder Legislativo na última segunda-feira (2), durante a 35ª sessão ordinária, o projeto de Lei de autoria do Executivo de indicação do vereador da causa animal, José Roberto Apolari (PTB), que prevê multa e penalidade administrativa para quem cometer ato de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilação aos animais em Araras.

De acordo com a nova Lei, serão considerados maus-tratos aos animais mantidos em abrigo ou em lugares em condições inadequadas ao seu porte e espécie, ou que lhes ocasionem desconforto físico ou mental, privá-los de necessidades básicas, tais como alimento adequado à espécie e água, lesar ou agredir os animais causando-lhes sofrimento, dano físico, mental ou a morte, abandoná-los, em quaisquer circunstâncias, obrigá-los a trabalhos excessivos ou superiores as suas forças e a todo ato que resulte em sofrimento, para deles obter esforços ou comportamento que não se alcançariam, senão sob coerção, castigá-los, física ou mentalmente, ainda que para aprendizagem ou adestramento, criá-los, mantê-los ou expô-los em recintos desprovidos de limpeza e desinfecção, utilizá-los em confrontos ou lutas, entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes, provocar-lhes envenenamento, podendo causar-lhes morte ou não, eliminação de cães e gatos como método de controle de dinâmica populacional, não propiciar morte rápida e indolor a todo animal cuja eutanásia seja necessária, exercitá-los ou conduzi-los presos a veículo motorizado em movimento, enclausurá-los com outros que os molestem, promover distúrbio psicológico e comportamental, além de outras práticas que possam ser consideradas e constatadas como maus-tratos pela autoridade ambiental, sanitária, policial, judicial ou outra qualquer com esta competência.

A lei determina ainda a proibição do transporte de cargas em carroças ou similares no perímetro urbano como materiais de construção, entulhos, lixos, mobiliários e ferragens, porém permite o transporte de pessoas, capim, cana, forragem em geral e seus pertences, por se tratar de aspectos culturais que não causam maus-tratos aos animais.

A pena de multa estabelecida na Lei aprovada pelos parlamentares para quem cometer ato de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilação aos animais vai de 200,00 até 10 mil reais. Infração considerada leve, a multa varia de 200,00 a mil reais, infração média de 1.001,00 a 4 mil reais, infração grave de 4.001,00 a 8 mil reais e infração gravíssima de 8.001,00 a 10 mil reais.    

As ações de fiscalização ficarão a cargo do departamento de Meio Ambiente da secretaria municipal Serviços Públicos Urbanos e Rurais e da Guarda Civil Municipal de Araras, por meio de agentes devidamente treinados, podendo ser executadas em conjunto com as secretarias municipais de Saúde e a de Planejamento, e demais órgãos e entidades públicas credenciadas.

Os valores arrecadados com o pagamento das multas e infrações, os quais irão compor o Fundo Municipal de Bem-Estar Animal, serão divididos em 90% para o Canil Municipal e 10% destinados para a aquisição de materiais gráficos e realização de campanhas de conscientização da importância da posse responsável.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA


Publicado em: 05 de outubro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Nota de esclarecimento sobre problemas técnicos na Câmara Municipal

20 de maio de 2024

Na tarde desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Araras passou por problemas técnicos em sua rede de transmissão, rede de sistema e conexão de internet. O problema já foi resolvido, porém a...



Pauta 16ª Sessão Ordinária 20/05/2024

20 de maio de 2024

https://www.araras.sp.leg.br/Arquivos/Downloads/79e87c56-9150-4c13-b728-e8cb3137bad0.pdf



Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!