Notícias



Município está prestes a conseguir prédio da Câmara Municipal.



Publicado por: Equipe de Imprensa Oficial - CMA


A mesa diretora da Câmara Municipal de Araras, composta pelo presidente Rodrigo Soares (PSDB), pela vice-presidente Mirian Vanessa Pires (PSD) e a secretária Ana Júlia Casagrande (PSDB), tem realizado um grande esforço para que o prédio da Casa seja de propriedade do município.

O imóvel que era exclusivamente da São Paulo Previdência – SPPREV, foi avaliado por especialistas e constatado que o valor de locação seria em média de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais) mensais. O legislativo teria que desembolsar este montante através de vias contratuais, porém, esta legislatura decidiu se empenhar em todas as instâncias para conseguir que o prédio seja da prefeitura.

Vale lembrar que em 1959 a prefeitura doou um imóvel ao Governo do Estado de São Paulo, onde foi construído o Fórum (terreno na Avenida Zurita), local que atualmente funciona a Câmara. O Governo do Estado de São Paulo entregou o imóvel para o IPESP (Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo). Mais tarde, em 1979, foi doado um outro terreno localizado no Jardim Universitário, ao Governo do Estado de São Paulo, para a construção de um novo fórum.

Com o novo endereço de funcionamento do Fórum, um Decreto de n° 26.487 de 1986, do Governador Franco Montoro, autorizou a permissão de uso do primeiro imóvel doado, a título precário, em favor da Câmara Municipal.

Em outubro de 2007, o Superintendente do IPESP informou que todo o acervo patrimonial foi transferido para a SPPREV, criada pela Lei Complementar n° 1.010/2007.

Apesar de alguns esforços de outras legislaturas, nenhum avanço real ocorreu para evidenciar sinais de que o prédio voltaria para o município.

Diante disso, a mesa diretora iniciou um plano de ação para possivelmente resolver o assunto e prevenir que o legislativo obtenha custos de aluguel.

Acompanhe a agenda da mesa diretora na colaboração do assunto:

No dia 20 de janeiro de 2021 o presidente Rodrigo Soares e a diretora jurídica da Câmara, a Drª. Andressa Rossi Campagna Siqueira, se reuniram em São Paulo/SP no Palácio dos Bandeirantes, com o Sr. Bruno Lopes Correia, presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo. 

No dia 24 de fevereiro, o presidente Rodrigo Soares e a secretária da mesa, Ana Júlia Casagrande, se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sr. Marco Vinholi, para tratar do mesmo assunto. O Sr. Marco Vinholi se comprometeu a colaborar para que aconteça a transferência da matrícula imobiliária, retornando a mesma para o Município. 

Já no dia 8 de maio, em Piracicaba nas instalações da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), na primeira reunião sobre a criação da Região Metropolitana, o presidente da Câmara, ao lado do Prefeito Municipal, Pedrinho Eliseu Filho, aproveitou a oportunidade para entregar em mãos do Sr. Marco Vinholi, um novo ofício com assuntos referentes às tratativas do prédio.

A partir de então, iniciou-se um diálogo próximo entre Câmara Municipal e Governo do Estado de São Paulo. Com isso, recentemente, no dia 19 de maio de 2021 o Governo do Estado de São Paulo, publicou em Diário Oficial um decreto com o seguinte texto:

  “Fica a Fazenda do Estado autorizada a adquirir, da São Paulo Previdência - SPPREV, a título oneroso, a propriedade dos seguintes imóveis descritos e identificados nos autos do expediente SEGOV-EXP-2019/00328: I - SGI 47.664 - Praça José Alberto Rodini Filho, s/n° (Av.Zurita x Av. Padre Atílio) - Jardim Belvedere - Araras/SP, Matrícula nº 48.576 do Ofício de Registro de Imóveis de Araras;”.

O prédio que atualmente funciona a Câmara Municipal de Araras, retornando a ser propriedade do Governo do Estado de São Paulo, com certeza já é um grande avanço, visto que de praxe o Estado não costuma cobrar mensalidades de locações.

Com certeza a mesa diretora pode comemorar este “grande marco”, agora as tratativas serão apenas entre Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Araras, o que favorece a concretização da pauta.

O Município está a “um passo” de conseguir o prédio. Diante deste trabalho, a mesa diretora já conquistou a isenção do aluguel.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova CEI para investigar situação de mulheres vítimas de violência em Araras

14 de maio de 2024

Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 42/2024, que diz respeito à criação de Comissão Especial de Inquérito (...



Câmara aprova o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais

14 de maio de 2024

Foi aprovado na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (13), o Projeto de Lei nº 138/2023, de autoria do Executivo Municipal, e institui em Araras o Programa Mun...



Quermesse de Nossa Senhora de Fátima é incluída no calendário de Araras

14 de maio de 2024

Na 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 170/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui e inclui a festa...



Trilha das 12 capelas fará parte do turismo de Araras

14 de maio de 2024

Foi aprovada na última sessão ordinária a inclusão da trilha das 12 capelas no calendário oficial de Araras, por meio do Projeto de Lei nº 186/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PS...



Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil é incluído no Calendário Oficial de Araras

14 de maio de 2024

De autoria da vereadora e presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), foi aprovado na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira (13) o Projeto de Lei nº 192/20...



Semana de Combate ao uso do Cerol é instituída em Araras

14 de maio de 2024

Foi aprovado na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, ocorrida na última segunda-feira (13), o Projeto de Lei nº 188/2023. De autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), fica ins...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!