Notícias



Marcos Zurita volta a depor na CEI do Sindsepa



Publicado por: Imprensa


O diretor do Departamento de Administração da Prefeitura, Sérgio Marcos Zurita Fernandes, voltou a depor na CEI do Sindsepa nesta sexta-feira. Ele já havia prestado esclarecimentos no dia 10 de janeiro aos vereadores Walter Alves de Oliveira (PPS), presidente da CEI, ao relator Ricardo Franco (PV) e ao membro da comissão, Breno Cortela (PT).
Também deveria ter comparecido o prefeito Luiz Carlos Meneghetti. Ele chegou a ser convocado, mas em função de compromissos previamente agendados não pode comparecer.
De acordo com o vereador Walter Alves de Oliveira (PPS), que preside os trabalhos, o prefeito foi citado pelo promotor de negócios Hugo Alberto Gonzalez, do Banex S/A Crédito, Financiamento e Investimento. No depoimento, realizado na última terça-feira, Gonzalez disse que o Banco apenas iniciou os empréstimos após receber uma carta assinada por Meneghetti garantindo o total conhecimento do acordo e o compromisso de trabalhar com o sindicato para a execução dos repasses.
Nessa carta, conforme o depoimento, está um compromisso da Prefeitura de Araras, assinado por Meneghetti, de repassar diretamente ao Banex o valor financiado. “Mas sem a lei isso sempre foi feito via sindicato”, esclareceu Gonzalez na ocasião.
A CEI tem a função de apurar possíveis irregularidades no repasse de valores descontados em folha de pagamento dos servidores municipais pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Araras - Sindsepa, que realizaram empréstimo com instituição financeira com intermediação da referida entidade de classe.
Durante o depoimento Zurita confirmou que conhecia o conteúdo da carta, mas disse desconhecer a existência de um documento com o mesmo teor direcionado ao Banco Ficsa. No entanto, o diretor do Departamento de Administração garantiu que em nenhum momento o depósito do repasse que cabe à Prefeitura foi feito na conta do banco pela inexistência de uma lei que permite que isso se cumpra. “Acredito que quando o Meneghetti assinou esse documento ele apenas quis garantir ao banco o repasse da prefeitura para o sindicato”, explicou ele.
 
Outros depoimentos
Ainda nesta semana, na quinta-feira, três funcionários públicos municipais compareceram diante dos vereadores para relatar as cobranças que vinham recebendo do Banco Ficsa. Todos confirmaram que desde junho do ano passado começaram a receber ligações e correspondências da instituição cobrando a falta de pagamento das parcelas referentes aos valores que tinham financiado. No entanto, todos também confirmaram que o desconto na folha de pagamento sempre aconteceu.
            Um destes servidores chegou a procurar a diretoria do Sindsepa e foi informado que o erro foi do Banco, e que a situação logo se normalizaria. Em outro caso, a resposta para o problema foi a falta de pagamento pela Prefeitura. “Eles me disseram que o dinheiro não tinha sido repassado para o sindicato”, relatou uma funcionária aposentada.
Já na quinta-feira da semana passada dois representantes do Banco Ficsa confirmaram em depoimento aos vereadores da CEI que há algum tempo o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Araras não fazia o repasse dos empréstimos feito pelos servidores. Estas informações foram dadas pelo advogado Cícero Alves de Lima, do Departamento Jurídico do Banco Ficsa, e Antonio Carlos de Souza, supervisor de cobrança do mesmo banco.
Para a próxima semana outros dois depoimentos já estão marcados. Adriana Reis, superintendente de Consignação do Banco BMC deverá comparecer às 9 horas, de terça-feira. Na seqüência, às 10 horas, é aguardada a presença de Maria Fernanda Adolfo, ex-funcionária do Sindsepa.
De acordo com o vereador Walter Alves de Oliveira, não está descartada a possibilidade do prefeito Luiz Carlos Meneghetti ser novamente convocado. “Queremos apenas combinar uma data para que ele realmente possa comparecer”, conclui.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!