Notícias



Câmara aprova projeto que regulamenta o Código Tributário do Município de Araras



Publicado por: Imprensa


A Câmara aprovou por unanimidade, durante a 12ª sessão extraordinária, realizada na última quinta-feira (21), o projeto de lei do Executivo Municipal que altera o Código Tributário Municipal, referente as operações de cartões de crédito no município e a isenção de IPTU Imposto Predial e Território Urbano – a aposentados, pensionistas, beneficiários que possui um único imóvel e para pessoas com deficiência.

Fica concedida a isenção do pagamento do IPTU – Imposto Predial e Território Urbano - os imóveis edificados pertencentes a aposentados, pensionistas, deficientes e beneficiários do amparo social ao idoso, com rendimento mensal de até dois salários mínimos, de uso exclusivamente residencial do proprietário, restringindo-se o pedido do benefício aos proprietários de um único imóvel.

Também ficam isentos, de pegar o imposto, às pessoas com deficiência que recebem Benefício de Prestação Continuada Assistência Social ou aposentadoria por invalidez. A isenção não se aplica aos imóveis objetos de usufruto.

Uma emenda do vereador Jackson de Jesus também foi aprovada. A mesma regulamenta a adequação da alíquota mínima de 2%, proibindo a concessão de isenções, sob pena de improbidade administrativa.

Os vereadores aprovaram também uma mudança no Código Tributário Municipal, a qual permite o Município a receber 50% das transações referentes a cartões de crédito, leasing e outras operações feitas pelas instituições financeiras de Araras. “Essa alteração do Código Tributário Municipal aprovada pela Câmara Municipal é extremamente importante para que possamos cobrar os bancos em relação as operações envolvendo cartões de crédito e outras operações financeiras realizadas na cidade, para que esta receita entre para o município”, explica o prefeito Pedro Eliseu Filho (PSDB).

Projeto é retirado da pauta

Já o projeto de Lei Complementar enviado pelo Executivo Municipal que teria como finalidade atualizar a Planta Genérica de Valores do Município e definir os critérios para avaliação dos imóveis e lançamento do IPTU de residências e lotes novos que surgiram em Araras, não entrou na pauta de votação por não ter atingido o número mínimo de seis assinaturas dos parlamentares como exige o Regimento Interno da Câmara Municipal de Araras.

A propositura visava adequar às novas áreas loteadas no município. Caso fosse aprovada, a prefeitura passaria a receber o valor do IPTU individualmente de cada um dos novos proprietários e não mais do empreendedor como tem sido até agora. “Não haveria aumento nenhum do valor do IPTU, seria só a divisão dos lotes e a cobrança individual para os proprietários no mesmo valor que eles pagam para o empreendedor”, explica o Chefe do Executivo sobre o projeto.

Esta foi a última sessão extraordinária deste ano de 2017. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 5 de fevereiro, porém os vereadores seguem trabalhando e atendendo a municipalidade normalmente nos Gabinetes no Poder Legislativo. No mês de janeiro, se necessário for, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), poderá convocar novas sessões extraordinárias.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA 


Publicado em: 22 de dezembro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!