Notícias



Banex garante não possuir problemas de repasse com Sindsepa



Publicado por: Imprensa


O promotor de negócios Hugo Alberto Gonzalez garantiu que a Banex S/A Crédito, Financiamento e Investimento não possui qualquer problema quanto aos repasses feitos pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Araras – Sindsepa.
Ele foi ouvido na manhã desta terça-feira pelos vereadores Walter Alves de Oliveira (PPS), Ricardo Franco (PV) e Breno Cortela (PT), que integram a Comissão Especial de Inquérito (CEI) com a função de apurar possíveis irregularidades no repasse de valores descontados em folha de pagamento dos servidores municipais pelo Sindsepa, que realizaram empréstimo com instituição financeira com intermediação da referida entidade de classe.
O Banex é o primeiro banco privado da Argentina, onde já atua no varejo. No Brasil seu principal foco é o financiamento junto à prefeituras e outras instituições, devendo também atuar no varejo a partir da liberação do Banco Central, processo já em andamento.
Gonzalez explicou que o Banex costuma firmar convênios direto com a Prefeitura. “Muitas vezes, quando não há uma lei municipal que permita isso, somos levados a firmar esse acordo com o sindicato, o que não nos agrada muito”, citou ele explicando que esse medo refere-se a não ocorrência do repasse. “Mas em Araras não tivemos qualquer problema”, completou.
Ainda segundo Gonzalez cerca de 200 contratos foram firmados com os servidores públicos da cidade. O valor total financiado é de aproximadamente R$ 1,5 mi. Desse montante, a cada mês, cerca de R$ 70 mil é devolvido ao banco por meio dos descontos em folha de pagamento dos funcionários.
Embora a lei permita um desconto de até 50% do valor da folha de pagamento do servidor, o depoente explicou que o Banex não permite que esse valor ultrapasse 27% dos vencimentos. “Não queremos comprometer o servidor. E isso evita também problemas futuros”, falou.
Os primeiros contratos foram firmados em agosto do ano passado, mas em dezembro, eles foram limitados. “Nós ficamos sabendo de alguns problemas que vinham sendo registrados com outros bancos e por isso resolvemos agir com cautela”, informou ele.
Questionado pelos vereadores sobre a forma como foi feito o contrato Gonzalez explicou que somente foi possível com a participação de uma carta assinada pelo prefeito Luiz Carlos Meneghetti garantindo o total conhecimento do acordo e compromisso de trabalhar com o sindicato para a execução dos repasses.
Nessa carta, conforme o depoimento, está um compromisso da Prefeitura de Araras, assinado por Meneghetti, de repassar diretamente ao Banex o valor financiado. “Mas sem a lei isso sempre foi feito via sindicato”, esclareceu Gonzalez que sempre esperou uma mudança na lei para que esse compromisso fosse cumprido.
Uma cópia dessa carta e também todas as documentações do contrato deverão ser enviadas para a Câmara de Araras conforme pedido do vereador Walter de Oliveira, presidente da CEI.
“São documentos importantes e que podem dar um novo rumo aos nossos trabalhos”, declarou o vereador que deve se reunir ainda nesta semana para mais uma oitiva, desta vez com alguns funcionários públicos.
 
Retrospectiva
Na quinta-feira da semana passada dois representantes do Banco Ficsa confirmaram em depoimento aos vereadores da CEI que há algum tempo o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Araras não fazia o repasse dos empréstimos feito pelos servidores. Estas informações foram dadas pelo advogado Cícero Alves de Lima, do Departamento Jurídico do Banco Ficsa, e Antonio Carlos de Souza, supervisor de cobrança do mesmo banco.
Também já foram ouvidos pelos vereadores o diretor da Secretaria Municipal de Administração, Sérgio Marcos Zurita Fernandes, e Marizeth Baghim Morandim, diretora do Departamento da Fazenda.
O Projeto foi apresentado no dia 18 de novembro e o prazo de funcionamento da CEI é de 30 dias, podendo ser prorrogado. No entanto, pelo fato da Câmara estar em recesso a contagem de tempo é paralisada, voltando a vigorar a partir de fevereiro.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!