Notícias



Aprovado requerimento de urgência especial na votação do projeto do Araprev

Projeto de Lei Complementar nº 36/2023 já estará na pauta da próxima Sessão Ordinária

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


Os vereadores Alexandre Faggion Castagna (PSDB), Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (União Brasil), José Roberto Apolari (PP), Manoel Oliveira dos Santos Filho (PL), Marcelo de Oliveira (Republicanos) e Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade) deram entrada no Requerimento nº 59/2023, para que o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023, sobre o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras), fosse submetido ao Regime de Urgência Especial.

A votação ocorreu na última Sessão Ordinária e o requerimento foi aprovado por seis votos favoráveis. Apenas três vereadores foram contrários, a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires (PSD), a atual vice-presidente da Mesa Diretora, Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) e Ricardo Murilo Coghi (União Brasil). Duas vereadoras estiveram ausentes na sessão, Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Maria do Socorro Paiva e Souza (União Brasil).

Com a votação, o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023 estará na Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária. De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Araras: “A proposição submetida ao regime de urgência especial, devidamente instruída com os pareceres das Comissões ou o parecer do Relator Especial, entrará imediatamente em discussão e votação, na sessão seguinte à sua apresentação, com preferência sobre todas as demais proposições da Ordem do Dia.”

Recapitulando, o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023 autoriza a transferência de benefícios de aposentadoria e recursos financeiros do fundo financeiro (plano em repartição) para o fundo previdenciário (plano em capitalização), instituídos no Araprev.

“Nós seremos os responsáveis de causar uma catástrofe nas contas públicas no município de Araras. [Sobre] Esses 109 terrenos que foram colocados, não existe transparência nenhuma. São matrículas. Cadê as ruas? Cadê os imóveis? Como é que você vai querer alienar algo que recebeu de dinheiro de verba federal? Os postos de saúde, escolas, estão querendo alienar.”, proferiu o vereador Murilo Coghi durante seu tempo de discussão do projeto.

“Nós precisamos de tempo para conferirmos as matrículas, conhecermos, irmos in loco e conhecermos os terrenos, porque as escolas, os prédios escolares, nós já conhecemos e achamos um absurdo. Esse requerimento fala sobre esse projeto de lei, que está sendo votado em caráter de urgência para que não possamos pedir vista para irmos até os locais, para que não possamos pedir adiamento e muito menos fazermos as emendas necessárias. Muito me espantou a pressa. Eu queria essa pressa para os exames que a prefeitura não está oferecendo às pessoas que precisam de exame de sangue.”, questionou Regina Corrochel.

Muitos servidores municipais estiveram na Câmara para acompanhar a votação, a maioria contrária a aprovação do Projeto de Lei sobre o Araprev. Mas, por questão de segurança, e para que os trabalhos dos vereadores não fossem interrompidos por manifestações que não são permitidas em plenário, o público foi retirado pela Guarda Municipal.

O vídeo completo da 43ª Sessão Ordinária está disponível no site, no YouTube e no Facebook da Câmara Municipal de Araras.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA


Publicado em: 28 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!