Notícias



Anete propõe Comissão de Assunto Relevante voltada à Proteção dos Animais



Publicado por: Imprensa


A comissão será composta pela proponente e pelos vereadores Eder Donizeti Muller (PSDC) e Eduardo Elias Dias- Du Segurança (PHS)

 

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) protocolou nesta sexta-feira (08/02) um Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação de uma Comissão de Assunto Relevante voltada à Proteção dos Animais. A proposta é debater com a comunidade local a questão do bem-estar animal, a saúde pública, bem como a elaboração de políticas públicas de zoonoses para o município de Araras.

O objetivo da vereadora Anete é inserir a temática da atenção aos animais no Legislativo Ararense. Ela acredita que o trabalho conjunto entre Poder Público e a sociedade civil organizada é fundamental para o estudo e desenvolvimento de projetos, além da apuração de denúncias sobre o assunto.  “Somente assim, vamos poder contribuir para que sejam implantadas no Município de Araras, políticas públicas de zoonoses e de atenção aos animais”, explica a vereadora.

O Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação de uma Comissão de Assunto Relevante voltada à Proteção dos Animais, apresentado pela vereadora Anete conta com o apoio dos vereadores Eder Donizeti Muller (PSDC) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS), que o assinam junto com a proponente.

A propositura deve ser apresentada e votada na próxima Sessão Ordinária prevista para quarta-feira, dia 13, com início às 20 horas. O desafio da comissão será traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno aos animais e trabalhando com a meta de que isto venha a ser uma regra e não mais uma exceção.

 

Sobre a Comissão

De acordo com o projeto, a problemática dos animais não é apenas uma questão humanitária, mas de saúde, meio ambiente e respeito ao dinheiro público. Segundo levantamento realizado pelo deputado Estadual Feliciano Filho (PEN), as prefeituras, de uma forma geral, gastam três vezes mais para piorar uma situação que cresce de forma geométrica, ao passo que poderiam gastar 1/3 para resolver o problema, trabalhando efetivamente em suas causas.

A pesquisa desenvolvida pelo deputado aponta ainda para o fato de que, quanto mais o poder público retira os animais das ruas, mais eles se multiplicam. Neste caso, sobram mais alimentos para aqueles que ficam, pois se tornam mais fortes, mais férteis e com maior fecundidade começam a procriar.

Como a procriação se dá de forma geométrica, destaca-se o exemplo de que uma cadela pode gerar em seis anos, através de seus descendentes diretos e indiretos, 64.000 cães. No caso dos gatos, a situação é ainda mais alarmante, pois uma gata possui quatro cios no ano.

 Nesse sentido, o objetivo é traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno aos animais e trabalhando com a meta de que isto venha a ser uma regra e não mais uma exceção.

 

Texto: Duda Gonçalves e Bruno Roza

Legenda: A vereadora Anete Casagrande em reunião com os vereadores Eder Muller e Du Segurança

Crédito: Aryana Storoli – Assessora de Imprensa CMA

 

Mais informações

Duda Gonçalves

dudapress@gmail.com

(19) 9289-0906

 

Bruno Roza

brunoceroza@gmail.com

(19) 9236-9671

 

 

*Informações de inteira responsabilidade do Gabinete do Vereador


Publicado em: 13 de fevereiro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!