Notícias



Zé Bedé participa do 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos



Publicado por: Imprensa


Zé Bedé participa do 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos
 
Vereador também aproveitou a viagem para pedir verbas através de emendas dos deputados para o município
 
Representando a Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), do PT, participou do 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos.
O evento, promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) foi realizado na quarta (23) e quinta-feira (24) da última semana, na Assembléia Legislativa, em São Paulo.
O encontro contou com uma programação de várias palestras importantes para agentes públicos e temas que podem garantir um avanço na gestão dos municípios, como “Idéias para um Município Sustentável”, com Sérgio Cintra – Especialista em Gestão Ambiental; e Educação Inclusiva para os Municípios, com a Dra. Linamara Battistella, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Entre as palestras, Orlando de Sá Cavalcante Neto, diretor da Consultoria-Geral de Orçamento do Senado Federal, também discorreu sobre a importância de os municípios conhecerem os prazos e regras que regem a tramitação do Orçamento da União para apresentação de solicitações de emendas aos seus representantes na Câmara dos Deputados - no caso do Estado de São Paulo, 70 deputados federais e três senadores - , bem como a necessidade de os gestores manterem em ordem as contas dos municípios.
"O rigor no cumprimento de cada etapa e na aplicação correta dos recursos disponibilizados devem ser cumpridos. Do contrário, o município perderá o direito a novos convênios", explicou o palestrante.   
          Um dos temas que também levou o vereador Zé Bedé a participar do encontro foi a como implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município, com Ricardo Tortorella – Diretor Superitendente do Sebrae (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas).
“Eu estou defendendo essa bandeira e já fiz duas indicações pedindo a regulamentação dessa lei em Araras, por isso, não medir esforços para participar desse encontro”, disse o vereador.
A regulamentação da lei no município vai gerar trabalho e renda, reduzir a pobreza e criar melhores condições para o empreendedorismo, desburocratizando e desonerando a formação de microempresas.
"Se o prefeito se revelar um gestor público empreendedor, com visão estratégica, ele implementará ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora, com base na legislação específica que trata do assunto. A legislação que regulamenta as micro e pequenas empresas contribui inclusive para um aumento da riqueza nacional", afirmou o palestrante Tortorella.
A doutora em educação Cléia Maria Rivero coordenou a palestra referente ao tema "Educação no município: qualidade com sustentabilidade". Ela criticou o comportamento do homem em relação ao meio ambiente "poluição, lixo, queimadas etc. "e as consequências ao planeta. Questionou os conceitos atuais e o que será deixado para gerações futuras, e então apresentou sua proposta: a implantação da ecoescola.
Segundo Cléia, uma ecoescola tem acessibilidade para deficientes, coleta seletiva de lixo, uso de energia solar e de materiais locais, captação da água da chuva, uso racional da água, emprego de brisês, e uma maior quantidade de hortas e áreas verdes. "Não precisa fazer tudo de uma vez, mas esses conceitos devem ser aplicados".
 
Compras Públicas
Houve ainda palestras sobre a eficiência em Compras Públicas: Como Fazer Mais com Menos – com o professor Alexandre Motta – Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério do Planejamento.
O subsecretário deixou claro que o sistema de preço mais baixo atualmente utilizado nos processos de licitação e compras públicos deve ser abandonado. Sua proposta para melhorar o processo de compras é trabalhar com um planejamento mais adequado para melhorar a eficiência do gasto público, pensando em obter o melhor valor, e não mais apenas o melhor preço. E, posteriormente, fazer a gestão dos contratos das empresas que venceram a licitação a partir desses novos critérios.
Segundo ele, a lei brasileira de licitações pode ser considerada boa, apenas requer uma atualização baseada nesses novos parâmetros. Além disso, é fundamental que os agentes que lidam com o processo sejam treinados e que tenham seus conhecimentos reciclados, de forma que gerenciem com maior eficiência os recursos públicos. "Além disso, também deve-se trabalhar com maior transparência, de modo a favorecer o controle social dos gastos públicos", alertou. 
        
Em busca de verbas
         O vereador Zé Bedé, também aproveitou que o evento aconteceu na Assembléia Legislativa e nos intervalos das palestras, visitou alguns gabientes dos deputados da bancada do PT, para pedir verbas para o município, para aquisição de equipamentos para o Hospital Elisa Sbrissa Franchozza, na zona leste, e encaminhou ofícios reiteirando alguns pedidos de emendas feitas pela administração municipal no ano passado. Entre as emendas, consta a compra de veículos como trator, Motoniveladora e caminhões e verbas para o asfaltamento de ruas nos bairros rurais Marimbondo e Núcleo Caio Prado. “Como disse o próprio presidente da Câmara (Maretto), buscar verbas para o município também é um trabalho do vereador e esta também a minha preocupação”, enfatizou o vereador.
         Zé Bedé ficou satisfeito com a recepção no gabinete dos deputados e acredita que ainda este ano, o município estará recebendo verbas do Governo do Estado por intermédio, dos representantes da Assembléia Legislativa.


Publicado em: 04 de março de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...



Dia da Leucemia Mieloide Crônica é aprovado na Câmara

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 158/2023, que institui o Dia da Leucemia Mieloide Crônica no município de Arar...



Campanha “De Olho nos Olhinhos” é aprovada na Câmara

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram nesta segunda-feira (6) o Projeto de Lei nº 163/2023, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção sobre o Retinoblastoma em...



Vereadores aprovam atendimento preferencial a pessoas transplantadas

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 155/2023, que visa assegurar o atendimento preferencial a pessoas que tenham sido submetidas a transplante d...



Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município

07 de maio de 2024

Durante a 14ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 153/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município...



Diploma de Mérito “Comerciante Exemplar” é instituído em Araras

07 de maio de 2024

Foi aprovado na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). É instituído o Diploma de Mérito...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!