Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

TV Opinião completa 3 anos e recebe Moção da Câmara


            Em comemoração ao seu 3º aniversário, a Rede Opinião de TV vai receber da Câmara Municipal de Araras uma Moção de Congratulações, a partir da iniciativa do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB)
            Na apresentação da propositura o vereador faz um relato sobre a história da TV no país que foi inaugurada em 8 de setembro de 1950 com o investimento do empresário Assis Chateaubriand, o Chatô, que possibilitou o início desse novo meio de comunicação. Por intermédio da TV Tupi, o país pôde experimentar a sensação que outros lugares já vivenciavam ao acompanhar um programa pela TV. Esta experiência aconteceu com o Show na Taba, o primeiro programa da TV brasileira, que contou com a participação de Homero Silva e Lolita Rodrigues.
A iniciativa de Chateaubriand, entretanto, teve antecedentes. Antes da estréia oficial da TV no Brasil, mais precisamente em 1939, Edgard Roquette Pinto fez as primeiras experiências com televisão no país, com dois eixos: apenas um receptor e um transmissor. A primeira demonstração da TV na América Latina aconteceu, oficialmente, no pavilhão de entrada da Feira de Amostras do Rio de Janeiro, em 2 de junho de 1939. Depois da estréia, em 50, as emissoras transmitiam sua programação apenas no final da tarde, graças à pouca audiência (poucos tinham aparelho de TV). Mas foi apenas em 1952 que a TV Tupi paulista passou a transmitir programação diurna, bem como as concorrentes.
Ao contrário da TV norte-americana, implantada com apoio na indústria cinematográfica, a brasileira submeteu-se à influência do rádio, aproveitando os profissionais e técnicas. Os artistas já eram consagrados pelo rádio, já que este era o meio de comunicação mais difundido no país.
Pioneiro em transmissões televisivas na América Latina, antes do Brasil apenas quatro outros países produziram sua própria programação: Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e França.
 
TV Opinião
A história da Rede Opinião de TV, Fundação Educativa e Cultural de Araras, começou em 14 de Dezembro de 2000, quando obteve a concessão para ser uma Rede de Televisão aberta, Educativa e Cultural, voltada aos interesses maiores do país.
A idéia, que alguns achavam ser um sonho, nasceu do jornalista Valentim Viola, que há 40 anos atua nessa área em Araras, primeiramente com uma revista mensal, chamada Revista Opinião, e que, posteriormente, deu lugar ao primeiro e até agora único jornal diário da cidade, o Opinião Jornal, em seu 37º ano de vida.
De acordo com contrato firmado entre o Ministério das Comunicações e a Fundação, esta tinha 24 meses para instalar e entrar no ar com a nova emissora. A Fundação resolveu correr com o assunto e aproveitando a realização dos Jogos Regionais na cidade de Araras anunciou e entrou ao vivo no ar, cobrindo o evento com sua equipe de técnicos e jornalistas. Isso foi a 4 de Julho de 2003 num evento que durou até o dia 13 do mesmo mês. Contudo, foi a 14 de Julho, oficialmente, a data da inauguração da primeira TV de Araras, uma segunda-feira, com o programa Opinião do Meio Dia, cujo início foi e continua sendo as 12 horas. Um telejornal apresentado por jornalistas e colaboradores do Opinião Jornal.
No mesmo dia estreava o Opinião da Cidade e no sábado seguinte, dia 21 de julho, o primeiro Sala de Visitas.
A Rede Opinião está localizada na rua Júlio Mesquita, no centro de Araras, e atualmente é transmitida em Araras pelo canal 51, além de Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis pelo canal 55 e Vivax pelo canal 98.
            “Conhecendo muito bem o Sr. Valentim Viola, tenho a certeza, que há planos para o futuro, pois, só o tempo encarregará em mostrar”, declara o vereador. Ainda segundo Baiano, durante esses três anos de sua existência, a Rede Opinião de Televisão vem transmitindo nos lares da população ararense e região, todos os acontecimentos com muita eficiência e autenticidade. “Por isso, merece os aplausos, bem como o reconhecimento de todos nós ararenses. Homenagem que faço ao senhor Valentim Viola e todos aqueles que fazem parte desta equipe de Araras e da região”, completa.


Publicado em: 01 de agosto de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Faleceu neste domingo (27), aos 72 anos, Antônio Carlos Beloto, uma das figuras mais importantes do esporte ararense. Beloto era vice-presidente do União São João Esporte Clube, de Araras, e exerc...

Leia Mais

Na tarde de quinta-feira (24), a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes que acompanha as consequências da suspensão do prêmio de assiduidade e disciplina aos servidores municipais de Araras reu...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), realizou na noite de terça-feira (22) audiência pública para a discussão do Projeto de Lei nº 133/2025, que se refe...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras aprovou o Projeto de Lei nº 103/2025, que institui e inclui no calendário do município o Dia Municipal de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais, a ser celebrad...

Leia Mais

Durante a 25ª Sessão Ordinária de 2025, que aconteceu na segunda-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram em 2º turno o Projeto de Lei nº 110/2025, que dispõe sobre o Plano...

Leia Mais

Na Tribuna Livre da 25ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (21), esteve presente a conselheira tutelar do Município de Araras, Cecília Aparecida Baroni Correia. Ela falou sobre o 84º...

Leia Mais