Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

PTB desiste de ação eleitoral contra Breno Cortella


           O PTB – Partido Trabalhista Brasileiro desistiu da ação de investigação judicial contra o vereador Breno Cortella (PT). O próprio vereador e o Ministério Público concordaram com a desistência, que foi então homologada pelo juiz eleitoral. A ação foi proposta por alguns partidos da extinta coligação “Experiência e Trabalho”, do candidato a prefeito Francisco Nucci Neto (PMDB) nas eleições de 2008.
A desistência foi formulada pelo presidente municipal do PTB, o ex-vereador Benedito Aparecido Bordini. A pedido do PTB, a desistência foi protocolada na justiça eleitoral pelo advogado Sérgio Cursio, que representa os partidos na ação. Ainda continuam no processo PMDB, PPS, PP, PSC e PR.
O PTB é o terceiro partido a desistir da ação. O PCdoB – Partido Comunista do Brasil e PSB – Partido Socialista Brasileiro já haviam desistido em 2008 e 2009. A ação acusa o vereador Breno Cortella de supostamente ter sido beneficiado pelo Jornal de Ágora (Já!). Os partidos autores da ação acreditam que o jornal criou uma vantagem que desequilibrou a eleição e ajudou Breno, caracterizando abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.
Reeleito aos 23 anos, Breno foi o segundo vereador mais votado da última eleição e atingiu uma das maiores votações da história de Araras com 2.719 votos. "Foi uma ótima e justa campanha, o reconhecimento de um trabalho de quatro anos”, analisa o vereador reeleito.
Breno não vê fundamento na ação que, para ele, tem somente o caráter de revanchismo político. "A acusação é absurda, a cidade é testemunha que sempre tratei toda a imprensa da mesma maneira e não tenho relação privilegiada com nenhum veículo de comunicação", afirma.
O advogado Vinicius Cascone, que formula a defesa do vereador Breno, explica que como a ação foi proposta após a eleição e foi assinada pelo conjunto de partidos e não pela coligação, cada partido pode desistir individualmente. "A coligação só existe até a eleição, depois os partidos atuam isoladamente", afirma.
Breno elogiou a postura do PTB municipal em deixar a ação. “É mais um partido que reconhece que não existe motivo nenhum para tentar atingir uma campanha limpa e um mandato legítimo conquistado com o voto”, aponta.
Com a mudança do juiz eleitoral, o processo voltou a tramitar este ano e já foram ouvidas todas as testemunhas arroladas pelo vereador Breno. A última audiência de oitiva das testemunhas ocorreu na tarde de ontem (20), no Fórum de Araras. Os partidos autores não levaram nenhuma das testemunhas que haviam apontado.
A defesa do vereador Breno solicitou a realização de diligências para coleta de dados e informações de órgãos públicos e privados; pedidos estes que deverão ser apreciados pelo juiz eleitoral nos próximos dias. “Estamos certos que não houve abuso ou qualquer ilegalidade; aguardamos o julgamento improcedente da ação o quanto antes”, afirmou o advogado Vinicius Cascone.


Publicado em: 22 de julho de 2010

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Araras concedeu Título de Cidadão Ararense a Renata Nakamashi Siriguti, por meio de sessão solene. A honraria foi instituída pelo Decreto Legisl...

Leia Mais

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro (quarta a sexta-feira), a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araras, promoveu capacitação sobre lider...

Leia Mais

Nesta quarta-feira (17), o presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB); o secretário da Mesa Diretora, o vereador Fábio Domingues (Republicanos); o suplente de secretário, o vereador Lúci...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras informa que não há concurso público aberto no momento, assim como não há previsão de abertura de novo edital a curto prazo. Notícias sobre concursos abertos na Câmara q...

Leia Mais

Na 33ª Sessão Ordinária, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2025, que institui o selo “Juntos pela Criança”, destinado a reconhecer e incentivar empresas privadas que realizem açõe...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o Projeto de Lei (PL) 131/2025, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Muni...

Leia Mais