O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella apresentou as ações realizadas pela Escola Legislativa de Araras no XXIV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) em Porto Alegre/RS. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de novembro. O presidente foi acompanhado das integrantes do Conselho Gestor da Escola Legislativa, a chefe de gabinete da presidência, Tais Maciel Silva e a diretora legislativa Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva.
O encontro foi promovido de forma conjunta pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Escola do Legislativo “Julieta Battistioli” da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Na solenidade de abertura estiveram presentes o presidente da Abel, Florian Madruga, a presidente da Escola do Legislativo “Julieta Battistioli”, vereadora Lourdes Sprenger; o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Sandro Berguer; o secretário municipal de Administração de Porto Alegre, Elói Guimarães e representantes de dezenas de escolas de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas de vários Estados brasileiros.
Na sexta-feira (14), último dia do evento, foram realizadas oito apresentações, dentre elas a da Câmara Municipal de Araras. O presidente Breno Cortella apresentou um balanço sobre as ações da Escola Legislativa e informou que em cinco meses de existência foram realizadas um total de 59 atividades com cerca de 2.300 participantes. "Nossa escola ainda não completou um ano e pudemos realizar muitas atividades. Começamos com força por conta dessa estrutura criada pela Abel que tem nos ajudado muito", ressalta o presidente, que foi saudado pelos presentes.
O presidente lembrou que em outubro, a Escola Legislativa de Araras promoveu curso para Conselhos Municipais sobre gestão pública em parceria com a Escola de Contas “Barreto Guimarães”, do Tribunal de Contas de Pernambuco. “A articulação dessa atividade aconteceu no encontro da Abel anterior e vimos o quão importante é para as escolas essa integração”, aponta Breno.
O presidente constatou que outras iniciativas da Escola Legislativa de Araras serão desenvolvidas a partir desse encontro de Porto Alegre, que contou com palestra e debates sobre o tema. “Estamos animados com o portal de plataforma de educação à distância que será produzido pelo Senado e o fortalecimento das redes de escolas”, disse Breno.
Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do Programa “TCEndo Cidadania” do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, também apresentou ações da sua Escola citando a parceria que foi realizada com a Escola Legislativa da Câmara de Araras. “Foi nossa primeira experiência fora do estado de Pernambuco e foi muito gratificante para nós podermos colaborar com outras regiões do país, que tem, muitas vezes, as mesmas dúvidas e anseios. Depois da experiência em Araras, a ideia é oferecer o curso para todas as localidades que se interessarem”, reforçou a coordenadora.
O último dia do encontro da ABEL foi realizado no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul onde também foi aprovada a “Carta de Porto Alegre”. Segundo essa carta final do encontro, o ano de 2015 será dedicado à educação à distância (EAD), de forma que todas as experiências das escolas sejam compartilhadas.
Também foi instituído o Prêmio Anual da ABEL para destacar as melhores práticas em três categorias: Educação à Distância, Educação Presencial e Portal.
Florian Mardruga, presidente da Abel, disse estar orgulhoso da realização de mais um encontro, especialmente por este aproximar as escolas de todo o Brasil em prol do conhecimento comum. "O espirito de comunhão pode ser traduzido nos versos do poeta gaúcho Mario Quintana, que diz: ‘A amizade é um amor que nunca morre’.”, citou. Atualmente a Abel alcançou a marca de 108 Escolas associadas em todo o país, entre assembleias, câmaras e tribunais de contas.
A escola Legislativa de Araras, regulamentada pela Resolução nº 1/2014, foi inaugurada em 27 de maio deste ano e tem como objetivo a capacitação de parlamentares, funcionários e cidadãos com projetos de educação para a cidadania.
Publicado em: 17 de novembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na 33ª Sessão Ordinária, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2025, que institui o selo “Juntos pela Criança”, destinado a reconhecer e incentivar empresas privadas que realizem açõe...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o Projeto de Lei (PL) 131/2025, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Muni...
Na 33ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (15), os vereadores aprovaram os Projetos de Lei (PLs) n.º 144 e 172/2025. Ambos autorizam o Executivo Municipal a abrir crédito adicional espe...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 33ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (15), o Projeto de Lei de 138/2025, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho M...
No sábado (13) de manhã, a Câmara Municipal de Araras, por meio da Procuradoria da Criança e do Adolescente (PCA), promoveu a palestra "Bocha Paralímpica e Outros Esportes: Poderosas ferramentas de...
Na manhã de sexta-feira (12), os servidores da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” e da Unidade de Comunicação e Relações Institucionais, da Câmara Municipal de Araras, estiveram...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.