Notícias



Nelson Salomé é homenageado no plenário da Câmara



Publicado por: Imprensa


Neste sábado, 9 de abril, às 15h, acontece no plenário da Câmara Municipal de Araras a cerimônia de posse da Nova Executiva do PR (Partido da República) local. Na ocasião, o saudoso ex-vereador desta Casa e ex-deputado estadual dr. Nelson Salomé será homenageado pelo partido, pelo qual foi eleito em 2008 para ocupar uma das cadeiras deste Poder Legislativo, com 1.386 votos. O evento é aberto à toda população.
Na ocasião, será apresentando um vídeo, com fotos e imagens de Salomé, contando sua trajetória, desde o nascimento até sua luta para formar-se em medicina e sua carreira política.
Nelson Salomé formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1959. Era especializado como médico ginecologista e obstetra, e também anestesiologista. No ano de 1960, ingressou como médico do hospital São Luiz da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras, onde, por sua abnegação à profissão e a seus pacientes, chegou a morar. Nesse hospital, dedicou mais de quarenta anos de sua vida à medicina, exercendo também a função de diretor clínico a partir de 1989, o que se estendeu por muito tempo.
Em 1969 assumiu o cargo de presidente da Associação Paulista de Medicina, em Araras, permanecendo na função até 1971. Da APM foi delegado regional entre 1975 e 1985. Fez parte da Fundação Hermínio Ometto, que congrega faculdades e universidades no Estado de São Paulo, como vice-presidente da entidade no período de 1973 a 1991, e dessa data até 1995, como seu 2º vice-presidente. Foi membro do Conselho Superior da fundação, entre os anos de 1995 a 2000.
Ingressou na política quando concorreu pelo partido governista Aliança Renovadora Nacional (Arena), nas eleições de 15 de novembro de 1972, para o cargo de vice-prefeito de Araras, permanecendo na função até 31 de janeiro de 1977. No pleito de 1976, foi eleito, pela Arena, vereador à Câmara Municipal de sua cidade, exercendo o mandato entre 1º de fevereiro de 1977 e 31 de janeiro de 1983. Com o fim do bipartidarismo filiou-se ao Partido Social Democrático (PDS), que sucedeu a Arena.
Assumindo seu mandato parlamentar, foi eleito presidente da edilidade de Araras, para o biênio 1977/1979. Foi reconduzido nas eleições de 15 de novembro de 1982, para mais um mandato de vereador de Araras, para a legislatura de 1983 a 1987. Seria novamente vice-prefeito de sua cidade no período de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992, pelo Partido Democrático Social.
Foi secretário municipal de Saúde de Araras entre janeiro de 1989 e abril de 1990, quando se desincompatibilizou para concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
No pleito de 3 de outubro de 1990, candidatou-se a uma vaga de deputado estadual, pelo Partido Social Democrático (PDS), em coligação com o PFL e o PL, obtendo 24.350 votos, assumindo o mandato em 15 de março de 1991, para a 12ª Legislatura (1991-1995). No primeiro biênio, integrou como membro efetivo a Comissão de Saúde e Higiene, e como suplente a de Promoção Social. No segundo biênio foi efetivo nas Comissões de Promoção Social e na de Saúde e Higiene, suplente na de Esporte e Turismo.
Nas eleições de 3 de outubro de 1994, concorreu a reeleição como deputado estadual, pelo Partido Liberal, mas obteve apenas uma suplência. Quando vagou uma cadeira no parlamento paulista, assumiu o mandato em 3 de janeiro de 1997. Em 1998, fez parte da Comissão de Saúde e Higiene, como membro efetivo, e como suplente na Comissão de Promoção Social.
Pleiteou mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 3 de outubro de 1998, pelo Partido Liberal, logrando êxito com 53.684 votos, assumindo o mandato em 15 de março de 1999, para a 14ª Legislatura. Em 1999 e 2000, foi membro efetivo da Comissão de Promoção Social e na Comissão de Saúde e Higiene. Filiado ao PSDB integrou em 2001, como membro efetivo, a Comissão de Assuntos Municipais e como suplente a de Saúde e Higiene. No ano seguinte fez parte da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, como efetivo e nas de Educação e de Saúde e Higiene como suplente.
Participou de diversos congressos e simpósios, notadamente na área de saúde, entre eles o 15º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em São Paulo em outubro de 1989. Recebeu diversas homenagens e condecorações durante sua vida.
No ano de 2007, foi nomeado novamente secretário municipal da Saúde de Araras. No início de 2008, foi acometido por um AVC, e, mesmo com a saúde debilitada, concorreu a uma vaga como vereador à Câmara Municipal de Araras. Em outubro daquele ano, durante a campanha eleitoral, sofreu um novo e grave AVC. Apesar de ter sido eleito pelo Partido da República, com 1.386 votos, seu estado clínico não permitiu que fosse diplomado e empossado, tendo assumindo sua cadeira o suplente da bancada.
No carnaval de 2010, a Escola de Samba Unidos da Zona Leste  o homenageou com o tema "Tesouros de Araras: cana, café e o Dr. Nelson Salomé", que enaltecia suas qualidades profissionais e humanas, lembrando que ele nunca havia deixado de ajudar quem precisasse.
Foi casado com Carmem Conceição Gonzaga Salomé, com quem teve três filhos.
 
 
 
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação, Cerimonial e TI
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!