A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), presidente da Câmara Municipal de Araras, entregou moção de congratulação ao Circo de Teatro Tubinho pelos cerca de 97 anos de trajetória cultural no país, e também pelas apresentações realizadas em Araras neste ano de 2015. A entrega aconteceu no sábado (22) após o espetáculo “Tubinho na Casa do Big Brother”. Magda foi chamada ao palco por Pereira França Neto, que dá vida ao palhaço Tubinho.
“Você, Tubinho, juntamente com toda a sua equipe, encanta todos com seus espetáculos por manter viva a mágica do circo. Presto com essa moção um justo reconhecimento pela importância histórica e cultural aos profissionais do Circo de Teatro Tubinho e a toda a família circense envolvida nos espetáculos”, disse a vereadora.
Atualmente o Circo de Teatro Tubinho é composto por uma grande família de 35 pessoas envolvidas e um repertório de 90 espetáculos. A moção também foi subscrita pelo vereador Francisco Nucci Neto (PMDB).
História
A trajetória artística da "família Tubinho" em circos e variedades começou em meados de 1918, quando Juvenor Ferreira Garcia (o palhaço “Caolho”) casou-se com Lola Garcia (“Vó Lola”). Ambos trabalharam em várias companhias circenses até fundarem seu próprio circo em 1923, acompanhados pelos filhos (Altamar, Brasilina e Juvenor “Juve”).
Com o tempo, Altamar, o filho mais velho do casal, passou a ser o palhaço “Tricô” no então Circo dos Irmãos Garcia.
Naquela época, era grande o número de circos espalhados pelo país e a concorrência fez com que os Irmãos Garcia inovassem os espetáculos circenses com encenações de peças teatrais no picadeiro.
Aos poucos as encenações tomaram todo o espetáculo, criando assim o Circo Teatro Irmãos Garcia. Altamar precisou sair do grupo e nasceu a necessidade de ter um novo cômico.
Juve Garcia (filho mais novo do casal Juvenal e Lola Garcia) criou então "Tubinho, o Trapalhão" que está nos palcos até hoje. Já em 1959, Juve monta sua própria companhia, o "Circo Teatro Irmãos Garcia com Tubinho e sua Cia."
O grupo rodou o Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mas o aparecimento da TV faz com que o circo começasse a perder público e em 1978 Juve resolve dedicar-se a animações de festas infantis em Curitiba/PR onde criou a "Juve Garcia Organização de Espetáculos Teatrais".
Pouco antes de sua morte em 1994, Juve passou o nome “Tubinho” para seu sobrinho, Pereira França Neto. Por meio da junção de Pereira França Neto, sua irmã Silvana Pereira e seu pai Amilton Garcia, no dia 29 de junho de 2001 renascia o Circo Teatro Tubinho na cidade de Arapoti/PR, com a peça "O Tubinho Apareceu". Atualmente realiza apresentações por todo o país.
Em Araras, o Circo de Teatro Tubinho está há cerca de três meses localizado na avenida Horácio Krepischi e suas apresentações contam sempre com grande presença de público.
Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).
Publicado em: 24 de agosto de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba e presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), participou da 3ª Reunião do Parlamento da Região Metropolitana de...
A 3ª Sessão Extraordinária, que foi realizada na segunda-feira (12), discutiu e aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 4/2025. A autoria é da vice-presidente da Câmara Municipal de Araras, a ver...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 45/2025, que inclui o campeonato “Rei da Love” no Calendário Oficial do Município de Araras e no Calendário Turístico. A votação ocorreu nesta...
Na 15ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 36/2025, que institui o mês de agosto como Mês de Conscientização sobre a Campanha “Não dê esmola, dê um recomeço”. A votação oc...
Na 15ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na noite de segunda-feira (12), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 2/2025, de autoria do Executivo Mun...
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.