Evento acontece na Câmara Municipal, às 19h30, e contará com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla e representantes do IFSP; cursos devem começar em agosto
A 2ª audiência pública para definição dos cursos presenciais do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), que serão oferecidos gratuitamente em Araras, por meio de parceria com a Prefeitura, acontece nesta quinta-feira (20).
Aberto à população, o evento acontece na Câmara Municipal, às 19h30. A audiência será mediada pela diretora do IFSP em Araras Andrea Zoca e pelo assessor da reitoria Reginaldo Vitor Pereira. O prefeito Nelson Dimas Brambilla, secretários da administração, além de autoridades do município também vão participar da discussão.
Na primeira audiência, os representantes do IFSP e o reitor Eduardo Antonio Modena ouviram as sugestões e opiniões apontadas pelo público e pelos representantes da administração municipal. Durante o evento, foi demonstrada ainda a necessidade da vinda de cursos técnicos nas áreas industrial e de inovação tecnológica.
Nesta segunda reunião, os representantes ouvirão novamente a população para a definição dos cursos presenciais que serão implantados na cidade a partir do segundo semestre deste ano.
Os cursos serão oferecidos gratuitamente na cidade, por meio de parceria com o Governo Municipal. A princípio, as aulas presenciais irão acontecer no polo provisório do Instituto Federal, que funcionará no Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”.
O prédio será alugado pela administração municipal até que as obras da nova unidade, construída junto à UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), sejam concluídas.
A unidade do IFSP em Araras será construída dentro do campus da universidade, que cedeu à administração municipal área de 25 mil m². O prédio de aproximadamente 10 mil m² terá capacidade para atender a 1.500 alunos.
Araras será a 31ª cidade a contar com o IFSP. O Instituto é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nas 28 unidades e mais 4 mil alunos distribuídos nos 23 polos de educação a distância no Estado de São Paulo.
Cursos sugeridos
Na última audiência, a diretora do IFSP Andrea Zoca apresentou três eixos de cursos sugeridos para a cidade. São eles: o de Gestão em Negócios, que conta com os cursos técnicos em Administração, Contabilidade e Vendas; o de Informação e Comunicação, que contém os cursos técnicos em Informática, Computação Gráfica e Programação em Jogos Digitais; e o de Controle e Processos Industriais, que conta com os cursos de Técnico em Automação, Técnico em Eletrônica e Técnico em Eletroeletrônica.
De acordo com o IFSP, a escolha dos eixos foi baseada em estudos e análises socioeconômicas realizadas na cidade para um diagnóstico mais preciso de quais cursos são mais necessários.
“É importante que a população compareça e discuta junto à administração municipal os rumos do IFSP em Araras. A instalação da unidade no município vai ampliar as oportunidades de emprego aos ararenses, que estarão mais preparados para ingressar nas indústrias de Araras e região”, frisou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Informações Secom /PMA
Publicado em: 19 de março de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Temporária de Assuntos Relevantes de Acompanhamento de Transporte Público e Escolar apresentou relatório final sobre as atividades realizadas durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada se...
Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...
Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.