Notícias



Escola Legislativa realiza palestra "Lei Maria da Penha: Violência Doméstica"



Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal, a palestra "Lei Maria da Penha: Violência Doméstica", ministrada pela delegada de Polícia, Dra. Maria Luísa Dalla Bernardina, que atua na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Capivari.

Também participaram do evento o investigador da Polícia Civil, Ary Rocha Souza, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD), e o vereador Ricardo Murilo Coghi (União Brasil).

A palestra foi direcionada aos alunos da Associação de Educação do Homem de Amanhã (Aehda).

A delegada conversou com os alunos sobre feminicídio, ciclos de violência, dados sobre violência contra a mulher no Brasil e segurança pública.

Dra. Maria Luísa Dalla Bernardina explicou sobre a importância do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que é considerado o principal documento de estatísticas nacional, o qual é lançado uma vez ao ano e possibilita uma análise abrangente dos dados relacionados à violência.

“Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre do ano passado, em média, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio, por dia, no Brasil.”, informou a palestrante. Isso significa que a cada seis horas uma mulher é morta o Brasil especificamente por feminicídio.

A palestrante orientou sobre a necessidade de se ter Delegacia de Defesa da Mulher nos municípios, já que ela possibilita: garantir direitos constitucionais, evitar revitimização, ambiente adequado, espaço acolhedor e atendimento multidisciplinar.

A delegada explicou sobre os procedimentos de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, a rede de proteção para crianças e mulheres vítimas de agressão, a escuta especializada, a Patrulha Maria da Penha, reflexões sobre igualdade de gênero e feminicídio.

“Feminicídio é uma expressão utilizada para denominar as mortes violentas de mulheres em razão de gênero, ou seja, que tenham sido motivadas por sua ‘condição’ de mulher”, explicou a delegada.

Aumentar a segurança do município com políticas públicas efetivas é um dos caminhos para se combater a violência doméstica contra as mulheres. O trabalho envolve os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em parceria com a rede de ensino.

A delegada respondeu às perguntas dos alunos participantes ao final da palestra.

O vídeo da palestra "Lei Maria da Penha: Violência Doméstica" está disponível no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=F-r8lxYLLQ0

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA


Publicado em: 29 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vereadores da terceira idade participam da oficina EducaMídia 60+

29 de abril de 2024

Os vereadores da Câmara da Terceira Idade participaram da oficina EducaMídia 60+, que tem o objetivo de que as pessoas com mais de 60 anos de idade desenvolvam as habilidades necessárias para parti...



Câmara Mirim apresenta “Programa População Saúde”

29 de abril de 2024

A Câmara Mirim, vinculada à Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizou a sua 5ª Sessão Ordinária na noite de quinta-feira (25). A Comissão de Saúde apresentou um pro...



Câmara é ponto de coleta da Campanha do Agasalho

29 de abril de 2024

Em mais um ano, a Câmara Municipal de Araras é um dos pontos de coleta para a Campanha do Agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (Fuss), da Prefeitura Municipal. As doações podem s...



Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!