A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa de Araras em parceria com a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco oferecerá curso de Gestão Pública de Capacitação para membros de Conselhos Municipais.
O curso tem como objetivo apresentar noções sobre gestão pública, mecanismos de controle social, funções e responsabilidades dos conselhos municipais e de seus representantes. Segundo informações da Coordenadora do programa “TCEndo Cidadania”, Ana Alaíde Pinheiro, a atividade visa demonstrar a importância dos Conselhos e o papel do Conselheiro no dia a dia do funcionamento da administração pública.
O instrutor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Antônio Cabral de Melo Junior e a coordenadora do programa, Ana Alaíde Pinheiro ministrarão o curso. Esta será a primeira vez que o curso acontecerá fora do Estado de Pernambuco, o qual já foi realizado em quase todos os municípios daquele estado.
A iniciativa de trazer o curso do programa “TCEndo Cidadania” surgiu após o XXIII Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que aconteceu no mês de maio, em Brasília, onde participaram a chefe de gabinete da presidência da Câmara Taís Maciel da Silva e a diretora Legislativa Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva, que compõem o Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras.
O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella, ressaltou parcerias e a integração entre outras escolas de governo. “Isto é fruto da participação em encontros e da filiação à Abel. Assim poderemos contar com pessoas altamente capacitadas, fortalecendo as atividades da Escola Legislativa e da cidadania no nosso município", disse Breno.
O presidente ressalta a importância da realização do curso para interessados por conselhos, de servidores públicos e membros de governo. “Os conselhos têm grande relevância na democracia brasileira, são ferramentas de efetiva participação da sociedade e contribuem com a execução das políticas públicas", afirma.
É objetivo da Escola Legislativa de Araras e previsto no seu Plano Político Pedagógico da Escola a formação e fomento à participação e à democracia participativa, tendo como foco o controle social e a organização popular com objetivo da cidadania plena. Uma das ações é a capacitação de lideranças e conselheiros municipais.
O curso tem duração de 16 horas e será realizado entre os dias 21 e 22 de outubro, entre 8h e 12h e 13h30 às 17h30 no Plenário “Vereador Bruno Moyses Batistela”. Será disponibilizado todo material pedagógico e certificado de participação.
O público alvo para a realização do curso são conselheiros municipais, representantes de entidades da sociedade civil organizada, servidores públicos municipais e comunidade em geral. As inscrições estão abertas e são limitadas, podendo ser realizadas no horário de expediente da Câmara de Araras, das 8h às 17h30. Para a realização do curso será necessário um mínimo de interessados inscritos. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail contato@araras.sp.leg.br.
Publicado em: 24 de setembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...
Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, anunciou, durante reunião temática do Parlamento Municipal de Piracicaba, o ‘Fundo Clima’. O...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.