Notícias



Escola Legislativa lança parceria com professores para uma educação antirracista

O evento Sankofa provocou reflexões sobre educação antirracista nas escolas, cultura afro-brasileira e preconceitos.

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou o “Sankofa – Revisitando o passado, ressignificando o presente” na noite de terça-feira (28), no plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, ocorreu o lançamento de um projeto voltado à educação antirracista, que será desenvolvido nas escolas municipais, em parceria com a Escola Legislativa.

O evento foi aberto pela professora Daniele Cristine Dias da Costa, que está na rede pública estadual há 20 anos, é ativista do movimento negro e estudante de história, cultura afro-brasileira, indígena e literatura africana.

O projeto será voltado para atitudes antirracistas nas escolas municipais e possibilitará formação e conhecimento a todos. “A escola necessita ser difusora desse processo de educação pela igualdade racial”, disse a professora.

Ele será desenvolvido durante 2024 e focará na formação de professores multiplicadores dentro das unidades municipais. A ideia é que todos os aprendizados dos professores sejam refletidos nas crianças e nos adolescentes e, por sua vez, refletirão na sociedade de diversas maneiras.

Dentre os objetivos do projeto, pode-se citar: desenvolver o letramento racial, desenvolver práticas pedagógicas que afirmem a identidade da população negra, possibilitar momentos de escuta e reflexão sobre o tema, e reafirmar a necessidade do desenvolvimento de práticas educativas antirracistas.

Alguns questionamentos podem ser feitos nas unidades escolares para a discussão de uma educação antirracista. Por exemplo: “minha escola é antirracista?”, “como interrompemos a origem do que reproduz o racismo em nossa sociedade senão pelo conhecimento?”, “e como usar esse conhecimento para valorizar a história do povo negro desde a primeira infância, transformando isso em práticas didáticas que valorizem a identidade?”.

O evento realizado na Câmara também contou com a presença de difusores de uma educação antirracista: Dr. Fábio Caires Correia, Dr. Celestino Taperero Fernando, Profa. Natália R. Rodrigues e Dra. Adriana Damas.

Os convidados trocaram conhecimentos sobre história, processo de colonização, dados atuais, educação antirracista e projetos.

A palestra "Sankofa: revisitando o passado, ressignificando o presente" pode ser assistida no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA


Publicado em: 30 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vereadores da terceira idade participam da oficina EducaMídia 60+

29 de abril de 2024

Os vereadores da Câmara da Terceira Idade participaram da oficina EducaMídia 60+, que tem o objetivo de que as pessoas com mais de 60 anos de idade desenvolvam as habilidades necessárias para parti...



Câmara Mirim apresenta “Programa População Saúde”

29 de abril de 2024

A Câmara Mirim, vinculada à Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizou a sua 5ª Sessão Ordinária na noite de quinta-feira (25). A Comissão de Saúde apresentou um pro...



Câmara é ponto de coleta da Campanha do Agasalho

29 de abril de 2024

Em mais um ano, a Câmara Municipal de Araras é um dos pontos de coleta para a Campanha do Agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (Fuss), da Prefeitura Municipal. As doações podem s...



Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!