Notícias



Dia da Consciência Negra foi marcado por homenagens a pessoas dedicadas à promoção da igualdade raci



Publicado por: Imprensa


 

A Câmara Municipal de Araras promoveu no dia 19 de novembro Sessão Solene pelo “Dia da Consciência Negra”. Na ocasião, foram prestadas homenagens a pessoas e profissionais dedicados à promoção da igualdade racial em suas áreas de atuação.
 
O evento foi realizado na véspera do feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Na ocasião, foi lembrado o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à opressão dos mecanismos de escravatura. Foi um momento também de reflexão sobre a temática da opressão sofrida pelos afrodescendentes no passado e a insistência do preconceito racial ainda nos dias de hoje.
 
Participaram da cerimônia amigos e parentes dos homenageados, além de militantes do movimento negro em Araras. A mesa principal da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Derci Agemir Tófolo; o vice-prefeito Municipal, Carlos Alberto Jacovetti; o senhor Laudevino Gonzaga (Mestre Lau); a yalorixá e matricarca da Comunidade de Terreiro Ylê-Axé-de-Yansã, Rosa de Oyassi; e o sociólogo Oswaldo Rafael Pinto, orador da Noite.
 
Também presentes a vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM), os vereadores Breno Cortella (PT), Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé, Eder Muller (PSDC) e Valdemir Gomes-Mami (PT), proponente da Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra.
 
Logo em seguida à abertura da cerimônia, o presidente da Câmara, Derci Tófolo transferiu a presidência para o vereador Valdemir Gomes-Mami, que a conduziu até o final. O evento faz parte da Semana da Consciência, como uma das atividades previstas pela Lei 4.258, de 09 de julho de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella, que institui o Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – Feriado Municipal em Araras, a exemplo do que acontece em outros municípios brasileiros.
 
A ocasião rememora também os 100 anos da Revolta da Chibata, um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se desenrolou de 22 a 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.
 
Homenageados
 
Ângela Maria Bento – Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – Unar. Ela foi uma das pioneiras do Movimento Negro em Araras nos anos 80. Trabalhou e divulgou a Cultura Negra em nossa cidade, também levando o nome de Araras a diversos festivais da Cultura Negra ao interior e à capital Paulista. Ângela participou da inauguração da praça “Zumbi dos Palmares”, localizada na região leste do município. Foi auxiliar de atividades culturais na Casa da Cultura e uma das primeiras a debater a causa da raça negra em nossa cidade. Ainda hoje luta para que as mulheres negras tenham seus direitos assegurados na sociedade.
 
Helena Aparecida Bernardes – Graduada em Geografia pela Unar e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino, e pós-graduada em Gestão Escolar. Desde 1994 atua como professora em várias unidades da rede municipal e estadual de ensino. Efetivou-se como assistente de diretoria, trabalhando nas escolas Adalgisa Perim Balestro Franzini, Thereza Colette Ometto, e Prefeito Hermínio Ometto. Hoje, atua como diretora de coordenadoria de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação. Sua indicação para esta homenagem justifica-se por seu trabalho na área da educação, onde sempre buscou promover a igualdade racial.
 
Maria Benedita de Lima Rodrigues – Conhecida como Jô, é empresária proprietária da Jô Calçados, atuou ativamente, desenvolvendo trabalho voluntário de conscientização da população sobre o Dia da Consciência Negra em relação do feriado de 20 de novembro. É voluntária no Oratório Dom Bosco há oito anos. Trata-se de uma cooperadora que adora o trabalho que faz junto às crianças, jovens adultos e idosos.
 
Maria Luiza Godoy Martins Ferreira – Conhecida como Braite, é técnica em contabilidade. Em 1994, foi coordenadora na área da cultura, onde proferiu palestras sobre Zumbi dos Palmares e tudo o que está relacionado com a cultura afrodescendente. É uma das fundadoras do Alanon (Grupos de Familiares de Alcoólicos Anônimos. Há 31 anos trabalha junto a famílias com problemas de alcoolismo e drogas. Atua também em parceria com a Secretaria da Saúde na busca de implantação de um laboratório específico para atendimento de portadores de anemia falciforme, que atinge as pessoas da raça negra.
 
Marli José Calixto de Lima – É professora da rede estadual e municipal de ensino e atua com estudantes de sete a setenta anos de idade. Ela tem sido um exemplo com seu trabalho de alta qualidade e seriedade, por meio de projetos de ações afirmativas, contribuindo com a formação dos cidadãos tornando-os mutiplicadores da cidadania. A educadora tem sido uma guerreira incansável na Promoção da Igualdade Étnica-racial numa luta contínua.
 
Marta Aparecida de Oliveira – É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Piscopedagogia. Atua como coordenadora pedagógica da escola de educação especial APAE-Araras. Também realiza atividades na Secretaria Municipal de Educação junto à coordenadora de educação especial. Ministra palestras em diversos setores, tanto acadêmico como comunitário. Busca a valorização do ser humano como princípio de todas as coisas.
 
Reisa Cristiane de Paula Venâncio – É graduada em Educação Física pela UNESP e pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela Universidade Gama Filho. Atuou como idealizadora e coordenadora do Projeto Ativa Idade junto com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, no período de 2002 a 2009. Atualmente é professora e coordenadora do projeto AGITAÇÃO, em Rio Claro. Por meio deste projetos, vem oferecendo à população acima de quarenta anos atividade física, baseada em ginástica, alongamentos e exercícios diversos. O objetivo é também promover a sociabilização dos participantes pela atividade em grupo, incluindo viagens de integração, comemorações e outras atividades agregadoras.
 
Benedito Bento – iniciou sua carreira artística nos anos 78, quando foi convidado por um grupo de amigos para montar um grupo de pagode com o nome MISCIGENAÇÃO, que infelizmente não deu certo. Mas, como toda pessoa persistente, em 1979, contando com o apoio dos amigos novamente, criou o GRUPO NATURAL, projeto do qual muitas pessoas participaram. Sua primeira apresentação foi na Casa da Cultura. Até hoje atua como artista que leva a cultura brasileira ao povo, através da música, inclusive atuando em outros grupos.
 
Carlos Alberto de Oliveira – É estudante de psicologia, mais conhecido por seu trabalho no resgate de vidas, tentando trazê-las de volta ao convívio social. Desde de março de 2003, atua na Secretaria de Ação e Inclusão Social, desempenhando atividades de resgate de dependentes químicos, incentivando as pessoas que se encontram nesta situação a buscarem outros caminhos a seguir, com força, vontade e determinação. Seu trabalho é orientar e encaminhar os dependentes para as instituições especializadas de apoio a cada caso identificado.
 
Carlos Roberto Natal Bernardo –Mais conhecido como Marabá, tem uma dupla chamada “OS GÊMEOS”, que trabalha com vários estilos de músicas. Desde 2008, desenvolve um trabalho dentro de um projeto denominado “Recuperação de Jovens nas escolas municipais e estaduais. Por este projeto, atende 970 jovens, ensinando canto, violão, percussão, tudo o que é relacionado à música. Atualmente, Marabá dá aulas de música no Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico – CEREN. Leciona também para o Clube da Terceira Idade. Sua próxima meta é ajudar na organizar do Carnaval de Araras de 2011.
 
Edilson José dos Santos – Iniciou suas atividades na capoeira em 1989, ocupando a função de instrutor do grupo Palmares. Atualmente, desenvolve um trabalho social no Sindicato dos Metalúrgicos de Araras, no Jardim São João e no ginásio de esportes do jardim Alvorada. Para Edilson, o ensino da capoeira não deve ser somente voltado ao aspecto técnico, mas também a todos os elementos que envolvem a cultura. Ele defende ainda que a capoeira é um alicerce de acesso à cultura e à busca de maior conhecimento na relação com a sociedade.
 
José Cícero de Lima – É conhecido nas rodas de capoeira como Samuray. Iniciou suas atividades na modalidade em 1983, envolvendo jovens carentes da comunidade da região Leste. Em 2004, realizou um trabalho juntos às escolas de Araras, incentivando a prática da capoeira. Atualmente, ensina a prática desta arte, incentivando as pessoas a seguirem com os estudos. Hoje, ele tem orgulho da sua atividade e diz que não está sozinho nesta caminhada em que a capoeira, além de cultura e aprendizagem pode promover a cidadania e, porque não dizer, a igualdade racial.
 
Luiz Antonio de Paula – Reside em Araras desde 1976 e sempre foi apaixonado pela área social. Em 1985, começou a trabalhar com musculação e fisioculturismo e também a praticar halterofilismo. Ao mesmo tempo desenvolve um trabalho com jovens carentes da comunidade. Luiz Antonio participou de vários campeonatos, representando Araras em vários estados, trazendo muitas medalhas e troféus. Em 2002, realizou um trabalho junto às escolas de Araras, com palestras, demonstrações e incentivo à prática de esporte. Tem registradas parcerias com vários projetos sociais junto à Associação dos Moradores eo José Ometto. Hoje, possui uma academia localizada na Avenida Presidente Vargas, a The Power Muscle, onde continua atuando junto à comunidade.
 
Raimundo Gonzaga da Cruz - Reside em Araras desde 1981, mas foi em 1986 que se apaixonou pela arte da capoeira. Em 1992, formou-se na modalidade, desenvolvendo projetos nesta área. Em 2002, concluiu a graduação de Contra Mestre. Em abril de 2006, começou a prestar serviços comunitários na Escola da Família e desde 2008 desenvolve trabalho no Centro Comunitário do Villa Lobos. Para ele, o professor deve passar a cultura e a arte da capoeira com a preocupação de transmitir valores e conhecimento. A capoeira é o caminho do encontro de vários elementos, tais como exercícios físicos, música, ritmo e determinação, levando também ao auto-conhecimento.


Publicado em: 22 de novembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...



Dia da Leucemia Mieloide Crônica é aprovado na Câmara

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 158/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui o D...



Campanha “De Olho nos Olhinhos” é aprovada na Câmara

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram nesta segunda-feira (6) o Projeto de Lei nº 163/2023, de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (PSD), que institui a Semana Muni...



Vereadores aprovam atendimento preferencial a pessoas transplantadas

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 155/2023, que visa assegurar o atendimento preferencial a pessoas que tenham sido submetidas a transplante d...



Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município

07 de maio de 2024

Durante a 14ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 153/2023, de autoria da vereadora e presidente da Câmara, Mirian V...



Diploma de Mérito “Comerciante Exemplar” é instituído em Araras

07 de maio de 2024

Foi aprovado na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). É instituído o Diploma de Mérito...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!