Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Conselho Gestor inicia plano de trabalho para funcionamento da Escola Legislativa


Os membros do Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras se reuniram nesta semana para traçar um plano de trabalho para o funcionamento da Escola. O Conselho Gestor é formado por parlamentares e funcionários da Casa que foram nomeados pelo Ato do Presidente nº 4, de 22 de abril de 2014. 

Compõem o conselho o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB) e Valdevir Carlos Anadão (PT), a chefe de gabinete da presidência, Taís Maciel Silva, a diretora legislativa Gleicy Kelly Marques da Silva, a historiadora Karen Leandro e as servidoras Leni Rios Corte e Marta Cristina Rubini.

Durante a reunião os membros definiram alguns critérios que irão nortear o projeto inicialmente. A Escola Legislativa desempenhará a função de núcleo de estudos, formação, aperfeiçoamento e capacitação de parlamentares, funcionários e munícipes. A iniciativa já vem sendo desenvolvida por algumas Câmaras Municipais de todo o país e o projeto segue o exemplo de ações de outros parlamentos como o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Programa Interlegis do Senado Federal.

O Programa "Câmara Participativa", implementado no ano passado pela Câmara de Araras já previa a criação da Escola Legislativa. Por essa razão a Escola Legislativa segue as diretrizes e está inserida no programa Câmara Participativa. 

Membros do Conselho Gestor visitaram outras Escolas Legislativas para buscar referências para o projeto em Araras.  Na próxima semana, em Brasília, será realizado encontro da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), a chefe de gabinete da presidência e a diretora legislativa estarão presentes. “Observamos que onde são instituídas, as escolas desempenham um importante papel na educação para a cidadania e na formação dos servidores”, apontou o presidente da Câmara e autor do projeto, vereador Breno Cortella.

De acordo com o presidente, o conselho zelará pelo funcionamento da Escola e o cumprimento de suas finalidades. "Agora iniciamos essa implantação, formataremos uma proposta de plano de trabalho e queremos também a participação da sociedade", disse Breno. 

Para o vereador Marcelo de Oliveira (PRB) a escola será mais uma ferramenta para aqueles que buscam qualificação profissional. “A escola proporcionará grande conhecimento e dará oportunidade de formação gratuita”, afirmou.

O vereador Valdevir Carlos Anadão (PT) também ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da democracia participativa. “Vamos proporcionar inclusive cursos para os jovens de ensino médio sobre formação de grêmios estudantis. São ações para levar cidadania e conhecimento para população”, contou.  

 A Escola Legislativa de Araras será lançada oficialmente no dia 27 de maio. A cerimônia de lançamento será realizada às 19h no Plenário “Bruno Moysés Batistela”.

Clique e confira na íntegra a Resolução


Publicado em: 05 de maio de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao Subtenente Paulo Ernesto Pereira de Lucena Dias, por meio do Decreto Legislativo nº 10/2025, de autoria do presidente da Câmara...

Leia Mais

Na noite de quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene de entrega do Título de “Cidadão Ararense” a Joeslani Vergínia Simão Andrade, no Plenário “Vereador Bruno Moysés B...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras passa a divulgar os eventos culturais da Prefeitura Municipal de Araras, por meio de uma parceria firmada entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Cultura....

Leia Mais

Na próxima terça-feira (22), a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal promove audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 133/2025, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Ba...

Leia Mais

Na manhã de quarta-feira (16), os vereadores que compõem a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina – Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PS...

Leia Mais

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) anunciou, no dia 15 de julho, a aprovação das Contas Públicas da Câmara Municipal de Araras, referentes aos anos de 2022 e 2023. O parecer favor...

Leia Mais