Os integrantes da Comissão Relevante voltada à Proteção dos Animais se reuniram pela primeira vez na quinta-feira (28), trazendo para este encontro o planejamento com algumas estratégias para o trabalho que vão desenvolver. Participaram da reunião, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), os vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Eder Donizetti Muller (PSDC), Marcelo de Oliveira (PRB) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), além dos chefes de gabinete Bruno Roza e Duda Gonçalves.
Na ocasião, a vereadora Anete, presidente da comissão, apresentou o cronograma de reuniões, diligências, audiências públicas e atividades com a comunidade. “Vamos nos organizar para que tenhamos uma reunião por semana, além dos compromissos e diligências que teremos no decorrer dos trabalhos”, esclareceu a parlamentar.
Também analisando o período que antecipa a entrega de unidades habitacionais do segundo módulo do Residencial “Warley Colombini”, prevista para 16 de março, os vereadores sugeriram uma ação integrada com a Emhaba – Empresa Municipal de Habitação de Araras relativamente à posse responsável. O objetivo é prevenir e evitar problemas de abandono em grande escola, como aconteceu na entrega das unidades pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” no ano passado.
O vereador Eder Muller ressaltou que as habitações que serão entregues agora se diferem dos apartamentos entregues anteriormente. “Essas casas possuem quintal e não há justificativa para que essas famílias abandonem seus animais nas ruas da nossa cidade, mas ainda assim é necessário um trabalho de conscientização”, assinalou.
Já os vereadores Du Segurança e Marcelo de Oliveira frisaram a necessidade de melhorias no sistema de controle do Canil Municipal, bem como a importância da ampliação da oferta de cirurgias de castrações, o que deve garantir um maior controle da livre reprodução a curto, médio e longo prazo.
Por sua vez, o vereador Mário Corrocher sugeriu que as diligências aconteçam para checar se os serviços estabelecidos estão funcionando como previstos, de forma a melhor atender a população que busca atendimento para seus animais nesta unidade.
Outros pontos destacados foram a reorganização do canil municipal, a exigência de relatórios mensais para controle da câmara e também a análise de um censo sobre os animais de que os vereadores tiveram conhecimento e que deve se tornar público para nortear as ações de controle e proteção.
O objetivo é fazer um levantamento apurado do que não está funcionando e do que precisa ser feito para corrigir as falhas que chegam por meio de denúncias ou mesmo pelo que se pode constatar do quadro de abandono de animais andando pelas ruas da cidade.
A Comissão Temporária de Assuntos Relevantes, como é denominada, foi constituída para debater com a comunidade local a questão do bem-estar animal, a saúde pública, bem como a elaboração de políticas públicas de zoonoses para o município de Araras.
Texto: Bruno Roza e Duda Gonçalves
Chefe de Gabinete do Vereador Du Segurança Duda Gonçalves (19) 9289-0906 |
Chefe de Gabinete da Vereadora Anete Bruno Roza (19) 9236-9671 brunoceroza@gmail.com |
Publicado em: 01 de março de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nesta quarta-feira (17), o presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB); o secretário da Mesa Diretora, o vereador Fábio Domingues (Republicanos); o suplente de secretário, o vereador Lúci...
A Câmara Municipal de Araras informa que não há concurso público aberto no momento, assim como não há previsão de abertura de novo edital a curto prazo. Notícias sobre concursos abertos na Câmara q...
Na 33ª Sessão Ordinária, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2025, que institui o selo “Juntos pela Criança”, destinado a reconhecer e incentivar empresas privadas que realizem açõe...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o Projeto de Lei (PL) 131/2025, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Muni...
Na 33ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (15), os vereadores aprovaram os Projetos de Lei (PLs) n.º 144 e 172/2025. Ambos autorizam o Executivo Municipal a abrir crédito adicional espe...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 33ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (15), o Projeto de Lei de 138/2025, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho M...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.