Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara pede a continuidade da agência da Cetesb em Pirassununga


 

O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) estiveram na sexta-feira (10) na sede da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para reunião com o diretor-presidente da companhia, engenheiro Otavio Okano. O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) viabilizou a reunião e estava presente para solicitar a revisão do fechamento da agência da Cetesb de Pirassununga.

A reunião mobilizou um grupo de lideranças da região para solicitar o não fechamento da agência, a qual abrange os municípios de Araras, Leme, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz da Conceição, Porto Ferreira, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro e Pirassununga. A unidade atua desde 1995, atendendo as demandas ambientais de toda essa região. O fechamento da agência consta da decisão da diretoria da Cetesb nº 145/2013, expedida no último dia 24 de abril.

Caso a medida seja mantida, até o mês de agosto todos os municípios, atualmente vinculados a Pirassununga, passariam a ser responsabilidade da agência de Mogi Guaçu. Diversos prefeitos, vereadores e representantes dos municípios atingidos estavam na reunião para solicitar a continuidade dos trabalhos da agência de Pirassununga.

Além dos vereadores de Araras, marcaram presença no evento a prefeita de Pirassununga, Cristina do Lécio, o prefeito de Analândia, Rogério UIson, a prefeita de Santa Cruz das Palmeiras, Rita Teixeira e o prefeito de Santa Cruz da Conceição, Osvaldo Marchiori.

Nessa reunião o Poder Legislativo representou a cidade de Araras, mas o Poder Executivo também está atento e preocupado com o fechamento da agência. "Na quinta fui informado dessa reunião por representantes da Prefeitura de Araras. Consideramos muito importante manter e ampliar o atendimento ambiental da Cetesb em nossa região", disse o presidente Breno Cortella.

O presidente do Legislativo explica que a agência de Mogi Guaçu foi criada a partir de uma divisão da própria regional de Pirassununga para aproximar o atendimento da companhia ambiental. "Não vemos justificativa para tal decisão e esperamos que ela seja revista”, aponta Breno.

Para a vereadora professora Anete Monteiro dos Santos Casagrande, o deputado Barros Munhoz teve papel fundamental na agenda. “O deputado foi muito solicito se prontificando a organizar a agenda com o presidente da Cetesb. Isso foi fundamental para a organização das cidades envolvidas”, ressalta a vereadora.

Desde o anúncio da deliberação da diretoria da Cetesb, todas as câmaras e prefeituras da região estão se movimentado. O diretor-presidente da Cetesb firmou compromisso com os presentes de que irá rediscutir com a diretoria da companhia sobre o fechamento das agências regionais.

 

Fotos

Legenda 1: Vereadora Anete Casagrande  e presidente Breno Cortella participam de reunião com diretor-presidente da Cetesb, Otavio Okano. Presente também o deputado estadual Barros Munhoz, prefeitos e vereadores da região.

 
Legenda 2: Rogério Ulson, prefeito de Analândia, presidente da Câmara de Araras, Breno Cortella, , Eng. Otavio Okano, diretor-presidente da Cetesb, vereadora Anete Casagrande e deputado estadual Barros Munhoz, reivindicam a manutenção da agência da Cetesb em Pirassununga.


Publicado em: 13 de maio de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Evento adiado

07 de outubro de 2025

A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos.   Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...

Leia Mais

Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a 36ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (6), o Projeto de Lei nº 134/2025. Fica instituída, no do município de Araras, a campa...

Leia Mais

Na 36ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (6), a Câmara Municipal aprovou a criação do Dia de Combate à Cristofobia, que fica instituído no Calendário Oficial do Município de Araras. O dia...

Leia Mais

A Câmara Municipal aprovou, na 36ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 150/2025, de autoria do Poder Executivo. Recebe o nome de “Doutor Sebastião Jair Mourão” o Centro de Atenção Psicossocial Ál...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam, na Tribuna Livre da 36ª Sessão Ordinária, a oradora Adriana Ramalho da Fonseca. Ela falou sobre acesso à informação para jovens que cumprem me...

Leia Mais