Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na 11ª sessão extraordinária, realizada na segunda-feira (18), um projeto de lei que cria uma Comissão para analisar os procedimentos de possíveis cortes e interrupções do fornecimento de água pelo SAEMA – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras – às famílias que não efetuam o pagamento do consumo em Araras, porém o projeto aprovado garante o fornecimento às famílias em condições de vulnerabilidade social. A Comissão será composta por um presidente e cinco membros, todos servidores do SAEMA nomeados pelo presidente executivo da Autarquia Junior Franco.
Caberá a Comissão analisar os casos de usuários que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade e impossibilidade econômica de pagamento da conta de água e esgoto, com o auxílio da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social. Às famílias que não tiverem condições de realizar o pagamento, serão asseguradas a manutenção do serviço.
A Secretaria de Ação e Inclusão Social terá a missão de verificar mensalmente se a vulnerabilidade extrema da família permanece, informando a situação ao SAEMA e exigindo o comparecimento mensalmente ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social -.
Para que não haja o corte, o consumidor terá que entregar o boleto com o valor atualizado do débito, caso não tenha feito o pagamento, o munícipe terá a chance de fazê-lo ou solicitar o parcelamento até o dia seguinte. No dia posterior ao da notificação, não será efetuado o corte se o pagamento ou parcelamento tenha sido efetivado pelo munícipe.
Vale ressaltar que mesmo não havendo a suspensão do fornecimento de água, o valor correspondente ao respectivo consumo será lançado a débito mensalmente, para pagamento em momento oportuno pelo munícipe quando cessada a condição de vulnerabilidade social.
Aprovada a criação de outras duas Comissões
Também durante a 11ª sessão extraordinária, os parlamentares aprovaram a criação de outras duas Comissões, uma para gerir perdas de água e energia e outra para analisar os pedidos de revisão de contas de água e esgoto do SAEMA - Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras –.
Cada Comissão será composta por quatro membros e mais um presidente, todos servidores públicos da Autarquia e nomeados pelo presidente Executivo do SAEMA, Junior Franco.
A Comissão que analisará perdas de água e energia deverá se reunir quinzenalmente com a finalidade de diagnosticar as perdas de água e energia, elaborar indicadores de gestão, apresentar propostas de melhorias, realizar plano de ações, desenvolver estudos de soluções de curto, médio e longo prazo para reduzir as perdas de forma a possibilitar a aplicação otimizada de recursos, além de interagir junto à agência reguladora ARES-PCJ, por meio de participação em cursos de capacitação e da troca de experiências.
Já a Comissão que analisará os pedidos de revisão de contas, terá a finalidade de disciplinar os procedimentos de revisões de contas de água e esgoto de valor desproporcional, decorrentes de vazamentos, problemas do hidrômetro, erros ou impossibilidade de leituras, falha no cadastro e inclusões indevidas de serviços.
Os membros desta Comissão, deverão efetuar diligências, vistorias, analises de documentos, estudos, pareceres, certidões e avaliações de todos os usuários que solicitarem revisões em suas contas junto ao atendimento do SAEMA.
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA
Publicado em: 27 de dezembro de 2017
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 23ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (7), projeto de decreto legislativo responsável pela criação do selo “Comerciante tradicional” na c...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o "Abril Laranja – Mês da Conscientização sobre Pessoas Amputadas", por meio da votação do Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria da vice-presid...
A Câmara Municipal de Araras aprovou a criação da semana “Araras bem acolhe”, voltada para o acolhimento das vítimas de violência doméstica do município. Ela será instituída na última semana de nov...
Na 23ª Sessão Ordinária de 2025, que ocorreu na segunda-feira (7), os vereadores da Câmara aprovaram projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento...
Na 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na Câmara Municipal de Araras, na sexta-feira (4), foi criada a Procuradoria da Mulher, por meio da aprovação de r...
A 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada em Araras, na sexta-feira (4), contou com a aprovação da criação de mais duas comissões para o PMP: da Juventude e...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.44 | Desenvolvido por: Sino Informática.