Notícias



Baiano tem duas indicações atendidas pelo Executivo



Publicado por: Imprensa


Uma das muitas funções de um vereador é apresentar proposições que visem o interesse coletivo. Nesse papel encontram-se as indicações: sugestões, quase sempre encaminhadas ao Poder Executivo, apontando medidas, providências, reparos e melhoramentos, e que já podem ter surgido numa prévia conversa com a comunidade. Como são muitas essas proposituras, as indicações não são lidas, mas são todas encaminhadas.
E mais duas indicações foram atendidas pelo Poder Executivo. Ambas de autoria do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB).
A primeira, encaminhada em 23 de janeiro, pedia a colocação de corrimão nas laterais de entrada do cemitério municipal para auxiliar deficientes físicos e idosos, e também a regularização do pavimento. “Isso iria colaborar com os deficientes físicos e idosos ao adentrarem no cemitério, uma vez que teriam melhores condições para se locomoverem nesse local”, justificava o vereador. Esse pedido foi avaliado pela Secretaria responsável pelo Cemitério e atendida no mês de junho.
O outro pedido foi feito em 16 de fevereiro, para instituir o uso do biodiesel em veículos oficiais e veículos públicos (ônibus). “Em busca de novas opções energéticas, o biodiesel surge também como alternativa menos poluente, que diminui a dependência dos derivados de petróleo, além de ser um promissor mercado para a agroindústria, tanto para a agricultura produzida em larga escala como para a familiar”, justificava o vereador na ocasião.
Esse pedido foi atendido entre os meses de julho e agosto, e agora toda a frota do TCA – Transporte Coletivos de Araras, roda com o biodiesel, um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, substituto do diesel de petróleo e que traz enormes vantagens na sua utilização.
Ele pode ser usado inicialmente como aditivo ao diesel, aumentando sua porcentagem à mistura, de forma programada, dando tempo para que sua produção seja incentivada. E a grande vantagem é que não há necessidade de qualquer modificação nos motores diesel para sua utilização, mesmo quando utilizado puro.
Uma das grandes vantagens da utilização do biodiesel como combustível diz respeito ao aspecto ambiental, com a eminente diminuição de poluentes na atmosfera. Comparado com o diesel de petróleo, a utilização do biodiesel puro 100% como combustível diminui até dois terços a emissão de monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera e reduz a emissão de dióxido de enxofre. Ou seja, diminui consideravelmente a emissão de substâncias que provocam o efeito estufa e a chamada "chuva ácida". O biodiesel em sua queima gera menos 80% de particulados, que resultam na fumaça negra dos veículos movidos a diesel.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc.) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc.), podendo ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Mesmo quando utilizado em pequenas proporções de mistura com o diesel de petróleo, tem apresentado bons resultados no combate à poluição, redução do cheiro e da fumaça dos motores à combustão. Aumenta ainda a lubricidade do combustível, diminuindo consideravelmente a manutenção dos motores.
Em países como França, Alemanha, EUA, Argentina e Austrália têm sido usado como aditivo ao diesel de petróleo. As proporções da mistura variam entre 5% e 30%, e a Alemanha já oferece em bombas públicas o biodiesel puro 100%. Nos Estados Unidos tem sido usado também em ônibus escolares e pelo exército americano, que constatou uma manutenção menor nos motores dos veículos militares que utilizam o biodiesel na mistura de seus combustíveis.
Estudos feitos no Brasil têm demonstrado que a adição de 5% de biodiesel ao diesel de petróleo reduz 17 % a emissão de poluentes na atmosfera.
Para viabilizar o biodiesel como alternativa energética, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel, introduzindo o combustível na matriz energética brasileira através da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005.
Quanto à oferta do biodiesel, o Brasil tem atualmente uma capacidade de produção de 406 milhões de litros/ano, em usinas já instaladas nos estados do Pará, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.
Para atender à demanda advinda da meta do Governo Federal de que até 2008 seja misturado 2% de biodiesel em todo o diesel consumido no País, será necessário produzir 800 milhões de litros/ano, razão pela qual várias novas usinas já estão sendo projetadas e construídas.
Na Região Metropolitana de Campinas já há empresa com capacidade produtiva de 130 mil litros/dia de biodiesel.
O biodiesel permite a economia de divisas e a redução da dependência das importações do petróleo. O uso comercial do B2 (mistura de 2% do biodiesel ao diesel) cria um mercado potencial para a comercialização de 800 milhões de litros de biodiesel/ano, o que representa uma economia anual da ordem de US$ 160 milhões na importação de diesel.
“A utilização do biodiesel em Araras trará redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e vai potencializar o uso de combustíveis renováveis no município. Também vai tornar nosso município um pólo de difusão da utilização de combustíveis renováveis e menos poluentes”, conclui o vereador Baiano satisfeito com mais uma indicação atendida capaz de melhorar a qualidade de vida da população.


Publicado em: 31 de agosto de 2006

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!