Câmara comemora 153 anos da emancipação de Araras

Cerimônia contou com membros do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Juiz do Fórum Municipal.

Foi realizado na tarde da última segunda-feira (25) o ato cívico em comemoração aos 153 anos da emancipação político-administrativa da cidade de Araras, no átrio “Presidente Vereador Pedro Pessoto Filho”, da Câmara Municipal.

O ato contou com a presença dos vereadores e servidores da Câmara Municipal, do instrutor do Tiro de Guerra de Araras, o Subtenente Lucena, atiradores e veteranos do TG, além de representantes da corporação da Polícia Militar e do Juiz Diretor do Fórum Municipal de Araras, Dr. Lucas Steinle Camargo.

Os atiradores do Tiro de Guerra de Araras cantaram o Hino de Araras e na sequência houve o arriamento das bandeiras feito a toques de corneta, pelo Sargento Santos, veterano do Tiro de Guerra.

Em discurso, a presidente do legislativo, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), e os vereadores Rodrigo Soares (MDB), Regina Corrochel (PP) e Elaine Brambilla (PSD) ressaltaram as belezas naturais e a relevância histórica, econômica e política da cidade de Araras, que segundo eles não perde seu encanto apesar de não estar sendo cuidada com o carinho que merece.

Ao final, aconteceu a apresentação da fanfarra dos veteranos do Tiro de Guerra de Araras.

Emancipação político-administrativa

Em 24 de março de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras foi elevado à categoria de vila, quando deixou de pertencer político-administrativamente à cidade de Limeira.

O município foi instalado em 7 de janeiro de 1873, com a constituição da 1ª Câmara Municipal e, em 2 de abril de 1879, Araras foi elevada à categoria de cidade. De acordo com o último Censo do IBGE, de 2022, a cidade de Araras conta atualmente com uma população de 130.866 habitantes.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA