Palestras com o tema ‘Valorização da Vida’ reúnem jovens, professores e alunos da EJA na Câmara Municipal de Araras

As palestras foram ministradas pela médica psiquiatra Dr.ª Eliza Piazzetta Carniato e pela psicóloga Ana Paula Rodrigues da Rocha, na última terça-feira (10), no Plenário Bruno Moisés Batistela, na Câmara Municipal de Araras e contou com a presença de professores, alunos do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além dos vereadores Felipe Dezotti Beloto (PR) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), responsáveis pela organização das palestras, o evento teve ainda a participação do Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia - (PSD), Erinson Mercatelli, Diretor do Ambulatório de Saúde Mental “Agnaldo Bianchini”, Marli Naitzel Chefe de Divisão do Ensino Fundamental e de Francisco Kapp, Presidente da Câmara da Terceira Idade.

No discurso, as palestrantes informaram que o suicídio está presente em todas as cidades e atinge pessoas de todas as idades, sendo a segunda maior causa de mortes em todo o mundo e a terceira maior no Brasil entre pessoas de 15 e 24 anos. “O suicídio está atingindo até o público infantil, crianças de 6 e 7 anos estão tentando o suicídio”, disse a psicóloga Ana Paula Rodrigues.

Ana Paula destacou a importância da prevenção do suicídio, os mitos e verdades de comportamento suicida, como acolher a criança e o jovem com idealização suicida e enumerou os fatores de risco. “O suicídio na infância e na adolescência pode ocorrer por causa de conflitos nas escolas com colegas, discussão com pais e familiares, desesperança, impulsividade, violência física e sexual, entre outros fatores”, discursa.

A médica psiquiatra Dr.ª Eliza Piazzetta Carniato, que atua no Ambulatório de Saúde Mental “Agnaldo Bianchini”, explicou a origem do “Setembro Amarelo”, as medidas de prevenção e a importância de se falar sobre o tema. “No mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos”, explica.

Para a médica, é importante ficar alerta quanto a mudança de comportamento nas pessoas, as quais convivem. “O suicídio pode estar ligado a desesperança, depressão, desamparo e desespero”, disse.

Até o final de setembro, mês de prevenção do suicídio e da valorização da vida, profissionais da saúde de Araras promoverão inúmeras atividades. “Pequenos gestos podem fazer a diferença”, finaliza a psicóloga Ana Paula Rocha.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET e o vídeo segue disponível do público para visualização na íntegra no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal. Clique aqui e assista.

Publicado em: 11/09/2019 11:12:20

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA