Notícias

Notícias da Câmara



Araras assina acordo para TV Digital na Câmara dos Deputados em Brasília

O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Irineu Norival Maretto (PSD) esteve na manhã desta quarta-feira, 11 de abril, na Câmara dos Deputados em Brasília/DF, na cerimônia de assinatura do acordo para a instalação da Rede Legislativa de TV Digital em Araras. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara em rede nacional.
            Além de Maretto, assinaram o acordo de concessão para Araras o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT)), seu primeiro-secretário Eduardo Gomes (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa Barros Munhoz (PSDB) e seu primeiro-secretário Rui Galvão (PT). Como testemunhas do acordo assinaram a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB), o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), a Secretária de Comunicação da Câmara dos Deputados, Suely Navarro, e Antônio Denardi, Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo.
            Depois de negociação com o Ministério das Comunicações e a Anatel, tendo à frente o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e o primeiro-secretário, deputado Eduardo Gomes, a Câmara Federal recebeu consignações para operar nas cidades que assinaram os acordos de parceria nesta quarta-feira, incluindo Araras. Assim, a TV digital chega às casas dos telespectadores gratuitamente, em sinal aberto.
            Além de Araras, assinaram o acordo as cidades de Americana, Araraquara, Botucatu, Caraguatatuba, Cubatão, Estância Balneária Praia Grande, Estância de Bragança Paulista, Estância de Atibaia, Estância Turística de Itu, Franca, Guarujá, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Penápolis, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Valinhos e Votorantim.
            O projeto da Rede Legislativa foi criado pela Câmara em 2006 para garantir mais transparência e acesso aos trabalhos realizados pelos vereadores, além transmitir as sessões e reuniões de comissões, visando a interatividade e a transparência dos trabalhos realizados na Casa.
            A Rede Legislativa de TV digital está em operação na capital paulista há três anos, exibindo os sinais da TV Câmara (61.1), TV Assembleia (61.2) e TV Senado (61.3), e em maio deverá receber o quarto canal, iniciando as transmissões de um canal das câmaras municipais da Grande São Paulo. O público potencial é de quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo, que recebem o sinal aberto, gratuito, com alta qualidade, o que ratifica o sucesso desse modo de transmissão.
            No dia 29 de março, foi inaugurada a operação de Ribeirão Preto, a primeira cidade do interior a receber a Rede Legislativa de TV Digital.
            A Câmara vai inaugurar, até maio, as operações de TV digital em Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. Em todas essas capitais, as parcerias se repetirão.
            A Câmara dos Deputados começa agora a identificar as câmaras municipais brasileiras interessadas em aderir ao projeto para solicitar novas consignações ao Ministério das Comunicações. A expectativa é que, no final de abril, sejam encaminhados pedidos para mais de 200 cidades de vários estados.
 
FOTOS
CREDITO: Câmara dos Deputados
 
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonial
Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 12/04/2012 10:09:00

Publicado por: Imprensa