Notícias

Notícias da Câmara



Capitão Odair recebe medalha no Dia do Soldado

            Diferente das cerimônias já realizadas no Plenário “Vereador Bruno Moisés Batistella”, a homenagem da última sexta-feira foi tomada pelo tom militar. Proposta para reverenciar os soldados de Araras, com destaque para os atiradores e comandantes do Tiro de Guerra 02-053, todo o espaço ficou tomado durante a noite em que a memória de Duque de Caxias, patrono do exército, foi lembrada.
Este momento foi uma solicitação encaminhada à Câmara Municipal de Araras pelo Tiro de Guerra 02-053 da cidade, a pedido do Comando da Região Militar. O pedido foi prontamente atendido pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Araras, que estará à frente da sessão. “São eles os herdeiros de uma história de luta, ordem e progresso que ajudaram a desenvolver o nosso país e hoje se destacam por integrar essa escola de civismo e cidadania”, declara o vereador.
Atualmente 100 atiradores cumprem a instrução, diariamente, em Araras. O Tiro de Guerra é uma organização militar destinada a formar reservistas de 2ª categoria, com ênfase na formação do cidadão.
Durante a cerimônia várias homenagens aconteceram. Um dos destaques foi a entrega da medalha “Marechal Zenóbio da Costa” ao 1º Sargento Ricardo Barbosa Mena, instrutor de Tiro de Guerra, e ao capitão Odair Monteiro dos Santos, que durante 10 anos esteve à frente do Tiro de Guerra de Araras.
Essa medalha foi criada na Assembléia do Conselho Nacional do Exército em 15 de agosto de 2004, para agraciar militares da ativa e forças auxiliares e aos oficiais da reserva das forças armadas, as organizações militares, por seus estandartes e às autoridades do poder público que contribuíram ou vêm contribuindo pelos feitos memoráveis do bravo general Zenóbio da Costa, durante a 2ª Guerra Mundial e que não permitam que se apague a chama do patriotismo e de amor às instituições, mesmo que não reste nenhum ex-combatente vivo na face da terra.
Os atiradores Alex Moreno da Silva e Raphael Machado Freire foram homenageados pelo desempenho apresentado durante um concurso literário realizado pelos instrutores do Tiro de Guerra. Homenagens também foram feitas a Helder Liberato Bovo, como um dos colaboradores do TG de Araras.
 
Civismo
            O Hino Nacional Brasileiro abriu a cerimônia que na seqüência contou com a exibição de um vídeo ilustrando algumas atividades desenvolvidas no Tiro de Guerra de Araras. A história do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias foi apresentada pelo Sargento Ricardo Barbosa e ao seu término todos entoaram o Hino a Caxias.
            No final, o Capitão Odair Monteiro dos Santos foi convidado pelo presidente para encerrar à cerimônia fazendo sua tradicional saudação à Bandeira Nacional. Um atirador do Tiro de Guerra conduziu à Bandeira em lugar de destaque e ao som do Hino à Bandeira todos acompanharam palavras de civismo, respeito e amor à pátria.
Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 31/08/2006 12:15:00

Publicado por: Imprensa