Site da Câmara oferece novas ferramentas dentro do Portal da Transparência

Com o objetivo de divulgar o trabalho dos vereadores, a Câmara Municipal de Araras contratou uma empresa de software visando disponibilizar uma nova forma de consulta ao cidadão: a agenda dos vereadores, que estará disponível dentro do Portal da Transparência do site do Legislativo. O dispositivo determina espaço próprio para cada edil divulgar, reportar, atualizar e disponibilizar informações sobre suas atividades legislativas durante seu mandato, oferecendo acesso a qualquer cidadão interessado.
Informações como visitas com data, hora local, reuniões, viagens, até releases estarão disponível em breve na agenda dos vereadores, através do site www.camara-araras.sp.gov.br. Neste espaço, o cidadão também terá acesso a e-mail para comunicação com seu vereador.
Gerenciados através de um Sistema de Gestão de Gabinete, os dados das agendas serão atualizados diariamente, trabalho que será realizado pelos chefes de gabinete e assessores dos vereadores. Somente eles terão acesso ao espaço determinado para a cada edil, através de login e senha determinado a cada gabinete, podendo ser acessado e atualizado de qualquer computador com internet disponível.
Conforme a Diretoria Administrativa, a mesa diretora da Câmara Municipal não fará interferência no conteúdo publicado na agenda dos vereadores, assim como cada vereador só terá acesso a sua página na agenda.
Implantada dentro do Portal da Transparência, a nova forma de consulta também atende a Lei Complementar nº 131 de 27 de maio de 2009, a chamada “Lei da Transparência”, que determina que todas as contas das três esferas de governo e dos três poderes sejam publicadas na Internet em tempo real. Através da divulgação dessas informações, o Poder Legislativo pretende ampliar a transparência pública e estimular a participação da comunidade nas atividades relativas aos vereadores.

Portal
O Portal da Transparência é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.
Trata-se de um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.
A criação do Portal da Transparência foi uma iniciativa adotada pela Câmara para ser um canal onde a comunidade ararense possa acompanhar a execução financeira do Poder Legislativo Municipal e saber como, porque, quando e onde está sendo gasto os recursos públicos municipais destinados a Câmara Municipal.

CREDITO: Aryana Storoli/ CMA
LEGENDA: Chefes de gabinete e assessores de vereadores participam de curso sobre como administrar o Sistema de Gestão de Gabinete, que irá disponibilizar a agenda dos vereadores no site da Câmara

Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação