Vereador Eduardo de Moraes visita Projeto Quero Vida em Itu

Preocupado com a quantidade de idosos, cujas famílias têm seus dias ocupados com atividades fora do lar em Araras, o vereador Eduardo de Moraes prossegue no seu intento de obter subsídios e recursos para implantação no município do Centro Dia do Idoso. Para tanto, o edil, em parceria com a assistente social Aidil Anita Gasparotto e a psicóloga Elcita Maria Cascelli, está desenvolvendo projeto que visa proporcionar acolhimento, proteção e convivência para idosos semidependentes, de baixa renda e cujas famílias não têm condições de prover cuidados e atenção durante o dia ou parte dele.
Na quinta-feira, o vereador e a assistente social estiveram em Itu, cidade onde foi implantada a primeira de 41 unidades do Projeto Quero Vida no Estado de São Paulo e que vem de encontro aos objetivos da proposta a ser viabilizada em Araras, pois oferece atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um espaço que respeita as normas de acessibilidade, segurança e as necessidades básicas de cada idoso. Além dos cuidadores capacitados, o serviço disponibiliza também atendimento especializado com médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física, assistentes sociais e transporte.
Eduardo de Moraes ressaltou que a visita abriu novas possibilidades de tornar realidade o projeto no município de Araras. “O que nós queremos com o Centro Dia do Idoso é proporcionar tranquilidade às famílias, enquanto trabalham ou estudam, e evitar os asilamentos desnecessários. Ao oferecer melhores condições de vida ao idoso, o projeto fortalece também os vínculos familiares, a convivência se torna mais enriquecedora, uma vez que todos têm algo diferente a partilhar no cotidiano”.
O vereador e sua equipe já agendaram novos contatos para a execução da proposta. Frisando os objetivos do ‘Quero Vida’, o edil destaca: “Precisamos criar instrumentos que possibilitem e incentivem a promoção de ações voltadas a este público e a sensibilização em relação ao processo de envelhecimento em Araras, de forma a cumprir o Estatuto do Idoso e o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento”.

Número de idosos em Araras
Anexa, segue tabela com o número de idosos em Araras, conforme a contagem populacional realizada em 2007. Neste ano, o município tinha um total de 12.441 idosos, dos quais 5.527 homens e 6.914 mulheres. Os dados do Censo 2010 ainda não foram liberados para consultas públicas, conforme declarações da agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE em Araras, Simone Silva.

Publicado em: 11/03/2011 16:36:00