Logo após a mesa-redonda sobre TV e comunicação pública, ocorreu a mesa-redonda “Boas práticas em comunicação pública” no segundo dia do “Comunica!”, nome dado para o 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, na Câmara Municipal de Praia Grande (SP).
O jornalista da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), e membro da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Paulo Beraldo, foi o mediador do debate, que teve como expositores Wagner Rocha, da Controladoria Geral do Estado de São Paulo; Kátia Vanzini, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp; e Mariana Borges, da Polícia Penal do Estado de São Paulo.
Entre as boas práticas de comunicação, eles ressaltaram que é necessário ouvir o cidadão e trouxeram exemplos práticos de estratégias para promover uma comunicação mais próxima da sociedade, por meio de redes sociais, cartilhas informativas, entre outros canais.
Também foi destacada a necessidade de fazer uma comunicação focada no cidadão e que seja vista como uma política de Estado, conforme os princípios de comunicação pública.
Estes pontos vão ao encontro dos 12 princípios da Comunicação Pública, conforme a ABC Pública, citados pelos expositores:
O 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste pode ser assistido pelo YouTube da Câmara Municipal de Araras, pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=zPeL6bvd9iQ
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 09/02/2026 14:24:17
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA