Homenagens ao Dr. Nelson Salomé continuam

Visualize fotos Visualize fotos

 

As manifestações de pesar pelo falecimento do médico e ex-deputado Nelson Salomé, ocorrida na manhã de domingo (05/12), continuam esta semana e, muito provavelmente, jamais deixarão de acontecer. Na segunda-feira (06/12), no início da 45ª Sessão Ordinária, os vereadores fizeram, a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Derci Agemir Tófolo (DEM), um minuto de silêncio pela memória do político, que marcou sua existência, imortalizando-a pela trajetória de trabalho e dedicação ao próximo e, em especial, à população de Araras.
 
Durante a sessão, outra homenagem estava prevista com a leitura de uma moção de pesar pelo falecimento do médico, numa mensagem para a família. Na ocasião, a vereadora Magda Regina Celidorio apresentou um vídeo emocionante da trajetória de Salomé, com a mensagem final de que se trata de uma pessoa insubstituível.
 
Todos os vereadores se manifestaram em função do acontecimento, como o vereador Marcelo Coelho Fachini (PMDB), que reconheceu a força política do ex-deputado, que sempre influenciou e contribuiu com o desenvolvimento do município, por várias vezes decidindo eleições pela expressiva quantidade de votos de que era portador. No mesmo sentido, se pronunciou o vereador Irineu Norival Maretto, que lembrou que mesmo fora do seu mandato como deputado, o prestígio de Salomé sempre continuou em alta nas esferas superiores de poder, onde ele jamais deixou de atuar em benefício da cidade.
 
O vereador José Roberto Rimério-Miqueira assinalou que a estimativa é que o médico tenha realizado cerca de 45 mil partos, sendo que cerca de 38 mil, praticamente 1/3 da população de Araras tenha nascido pelas mãos do médico. Também se manifestaram o vereador Breno Zanoni Cortella, Valdemir Gomes-Mami e Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé, da bancada do PT – Partido dos Trabalhadores, lembrando que Salomé jamais parou de trabalhou. “Não se aposentou, continuou trabalhando e atuando até o limite de suas forças”, disse Cortella, assinalando que é um exemplo de trabalho a ser seguido.
 
O presidente da Câmara encerrou as homenagens, agradecendo ao empenho dos funcionários do Legislativo pelo trabalho e empenho por ocasião do velório de Salomé, realizado no plenário da Câmara Municipal de Araras e por onde passaram milhares de pessoas. Na ocasião, Tófolo fez um agradecimento especial ao vereador Eduardo de Moraes (PP), que atuou desde o momento que soube da notícia do falecimento, contribuindo com todos os preparativos desde o velório, o cortejo, a missa de corpo presente, até o sepultamento.
 
 
Câmara Jovem
 
Também durante a sessão da Câmara Jovem, realizada na terça-feira (07/12), houve um minuto de silêncio dos vereadores jovens em homenagem a Salomé. O impacto da morte de Salomé foi ainda maior para os habitantes dos bairros da periferia, onde se estima que grande parte de várias gerações de habitantes nasceram pelas mãos do médico. Em seu túmulo, no Cemitério Municipal de Araras, não têm faltado flores e nem visitantes, do mesmo como acontece até hoje com o Dr. Luiz Narciso Gomes, conhecido como “Pai da Pobreza”.
 
 
Moção de Pesar (íntegra)
 
M O Ç Ã O
PESAR PELO FALECIMENTO DO DOUTOR NELSON SALOMÉ
 
Apresentamos, com o mais profundo sentimento, esta Moção de Pesar pelo falecimento, no dia 05 de dezembro, do Dr. Nelson Salomé. Dr. Nelson se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1959, iniciando suas atividades no Hospital São Luiz (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras) onde atuou até o final de 2008.
 
O exercício da medicina trouxe o reconhecimento de pessoa benemérita, tendo em vista a grandiosidade do trabalho social que sempre realizou junto às famílias carentes de Araras e municípios da região. Atendia cerca de cem pessoas por dia em seu consultório, sendo que, ao longo de sua vida profissional, realizou cerca de quarenta e cinco mil partos, recebendo com isso, pelo ex-governador Geraldo Alckmin, a reverência como “Mão Santa”. 
 
Na política, teve uma grande atuação como Deputado Estadual, sendo eleito por três mandatos, nos períodos de março/91 à março/94, 1997 à 1998 (suplência) e 1999 à 2002. Em nossa cidade, elegeu-se Vereador por três vezes, sendo o terceiro mandato obtido nas eleições de 2008, quando obteve 1.386 votos. Também exerceu o cargo de Vice-Prefeito por duas vezes e Presidente da Câmara Municipal, no biênio de 1977 a 1978.
 
Também foi Secretário Municipal da Saúde e Presidente do Rotary Club de Araras. Dr. Nelson foi exemplo de humildade, doação, caridade e amor ao próximo, sendo que seus ensinamentos serão sempre lembrados por seus familiares, amigos e todos que com ele conviveu.
 
Desta forma, buscamos conforto nas sábias palavras: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo." (Salmo 23).  
 
Aos seus familiares, manifestamos nossos sinceros sentimentos e nossa fé para que obtenham a necessária força espiritual para superar este triste momento e seguir a trajetória da vida, que para nós, continua.
 
Plenário Vereador Bruno Moysés Batistela
Araras, 06 de dezembro de 2010.
VER. DERCI AGEMIR TÓFOLO
Presidente (DEM)
 
Obs.: O documento foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Derci Agemir Tófolo (DEM), também assinada pelos vereadores Breno Zanoni Cortella (PT), Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT), Eder Donizeti Muller (PSDC), Eduardo de Moraes (PP), Erinson Mercatelli (PSB), Irineu Norival Maretto (PMDB), José Roberto Rimério-Miqueira (PTB), Marcelo Coelho Fachini (PMDB), Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM) e Valdemir Gomes-Mami (PT).




Publicado em: 08/12/2010 15:38:00

Publicado por: Imprensa