Aprovado projeto que cria solenidade pelo Dia da Consciência Negra

Visualize fotos Visualize fotos

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, será celebrado todos os anos pelo Poder Legislativo Ararense em sessão solene criada especialmente para a finalidade, com atividades previstas para dia ou em data próxima à ocasião. O projeto estabelecendo a criação da solenidade foi aprovado por unanimidade durante a 45ª Sessão Ordinária, realizada segunda-feira (06/12).

O projeto que cria a Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra é de autoria do vereador Valdemir Gomes-Mami (PT). O objetivo é que durante a cerimônia sejam homenageadas pessoas de destaque ou que tenham se destacado no município por ações desenvolvidas junto à comunidade, voltada à promoção de uma sociedade mais justa e igualitária em relação aos afrodescendentes.

O projeto estabelece ainda que cada vereador poderá indicar um homenageado até 30 dias anteriores ao dia da Sessão Solene, independente de raça, credo, condição social, que tenha se destacado por meio de projetos, serviços, teses, campanhas ou qualquer outra ação relacionada à promoção da igualdade social e da valorização da história dos afrodescendentes dentro do contexto histórico brasileiro.

Para a solenidade, poderão ser convidadas pessoas que desenvolvam ações relevantes quanto à valorização da história e dos movimentos afrodescendentes, bem como voltadas à promoção da igualdade racial. Os convidados serão expositores de temas para reflexão sobre o "Dia da Consciência Negra”.

“Normalmente este evento já acontece, mas sem a devida regulamentação, enquanto que agora passa a fazer parte do calendário oficial de eventos para Câmara Municipal de Araras”, esclarece o vereador Mami.

Publicado em: 08/12/2010 13:23:00