Profissionais da saúde são homenageados pelo Dia do Samu

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Araras realizou na última segunda-feira (18/10) ato solene pelo Dia do Samu. A cerimônia ocorreu durante a 38ª Sessão Ordinária, contando com a participação de parentes e amigos dos homenageados, e demais colaboradores do Serviço de Emergência do Município.
            A mesa da solenidade foi composta pelos vereadores Derci Agemir Tófolo (DEM), presidente da Câmara Municipal, Breno Cortella (PT), vice-presidente do Poder legislativo Municipal, e José Roberto Rimério-Miqueira (PTB), secretário da Mesa Diretora da Câmara, além do secretário Municipal de Saúde, Dr. Francisco Nucci Neto, e do Diretor de Emergência do Município e novo coordenador do Samu, Dr. Humberto Lúcio Barbosa.
            Também participaram da cerimônia os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eder Donizete Muller (PSDC), Eduardo de Moraes (PP), Erinson Mercatelli (PSB), Irineu Norival Maretto (PMDB), Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM) e Marcelo Coelho Fachini e Valdemir Gomes– Mami (PT).
O “Dia do Samu” foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 10, de 04 de outubro de 2005, de autoria do vereador José Roberto Rimério-Miqueira, e estabelece homenagens aos profissionais do Serviço de Urgência e da Central de Ambulâncias do Município de Araras, que tenham se destacado durante suas atividades no ano.
O objetivo da homenagem é promover o justo reconhecimento aos serviços prestados por aqueles que, diuturnamente se entregam à missão de salvar vidas, exercendo suas atividades como um verdadeiro sacerdócio e realizando um atendimento vital para as vítimas dos mais diversos e inusitados acidentes.
Em outubro de 2010, o Samu – Araras completou nove anos de atividades, atingindo, neste período, a marca de quase 50 mil atendimentos realizados. Do universo de pessoas socorridas, também se destacou, neste ato solene, a presença de sobreviventes de acidentes gravíssimos e paradas cardiorrespiratórias que, em grande parte dos casos, devem suas vidas ao pronto-atendimento dos profissionais do Samu.
Em nome dos profissionais do Samu falou o colaborador Marcos Mattos, que enfatizou o amor com que os integrantes das equipes de socorro realizam o seu trabalho. Representando os sobreviventes e familiares de pessoas socorridas pelo serviço, o senhor Pedro Martoni agradeceu o empenho e a dedicação dos profissionais que lhes prestaram atendimento e a todos que ali compareceram para agradecer a chance que tiveram de sobreviver.
O evento também contou com a participação do cardiologista e intensivista Agnaldo Píspico que, assim como os demais colaboradores, teve o seu nome indicado em umas das categorias, numa votação feita entre os próprios integrantes. No seu caso, foi a categoria dedicação. Na ocasião, Píspico fez a sua despedida do Samu, assinalando que hoje é médico emergencista concursado pelo Estado, mas que se orgulha do trabalho realizado no Samu-Araras.
Na ocasião, o médico Francisco Nucci Neto, secretário Municipal de Saúde, afirmou que o Samu é um serviço que pertence a toda a população e o seu objetivo é melhorá-lo a cada dia, trazendo avanços e modificações que o tornem ainda mais eficiente. Disse ainda que confia que o novo coordenador da Diretoria de Emergência do Município, o médico Humberto Barbosa, saberá conduzir as transformações necessárias.
Nucci lembrou também que sem o envolvimento do ex-prefeito Luiz Carlos Meneghetti em relação aos investimentos para a implantação do Samu, o serviço não existiria hoje, e que precisou de ousadia para isto. Outros vereadores como Marcelo Coelho Fachini, Irineu Norival Maretto, Eduardo de Moraes também lembraram do empenho do ex-prefeito Meneghetti em relação ao Samu.
Os vereadores cumprimentaram Píspico pelos serviços prestados à comunidade, por meio da sua atuação no Samu, reconhecendo o seu mérito, dando também as boas-vindas médico ao novo coordenador.
O Samu-Araras conta atualmente com 46 colaboradores, entre o atendimento móvel de urgência e a Central de Ambulância (Linha da Saúde e Linha Branca) e com o apoio de importantes parceiros como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Araras. O quadro de profissionais é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, equipes de atendimento e higienização, que se colocam à disposição de toda à população, além do seu conhecimento e das suas potencialidades, no atendimento de vítimas, atuando sempre com a esperança de um resgate bem-sucedido.
Na ocasião, foram conferidas homenagens aos colaboradores do Serviço Municipal de Urgência e Emergência de Araras, nas categorias a seguir:
 
Simpatia:
José Marcos Debiasio
Fernando José Dias Ramos
Destaque:
Marili Clélia Souza
Alegria:
Jaqueline Rosa Pereira
Ronaldo Ferreira dos Santos
Amigo
Renato Antonio Ribeiro dos Santos
Samira Marques
Agilidade:
Gilson José Franco
Colaborador:
Edson Ricardo Teixeira da Silva
Marcio Narcizo Mazzucatto
Dedicação:
Dr. Agnaldo Píspico
Organização:
Sidnéia de Almeida Ferreira




Publicado em: 20/10/2010 17:32:00

Publicado por: Imprensa