Magda visita Centro de Controle de Zoonoses

A vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM) foi verificar pessoalmente a situação do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, que se encontra pronto, depois de passar por reforma geral iniciada em maio de 2010.

Para a vereadora, é importante que os munícipes estejam cientes de que o CCZ realiza atendimentos ambulatoriais, mediante cadastro realizado previamente e, somente, às terças e quintas-feiras. Magda foi acompanhada por duas voluntárias protetoras dos animais e recebeu esclarecimentos do médico veterinário responsável Matheus Eduardo Bortolansa Silva.

Na ocasião, o veterinário informou que “é necessário a criação de leis municipais que possam auxiliar e educar os munícipes, a fim de diminuir os maus tratos e abandono dos animais, pois o Centro de Zoonoses não tem obrigação de recolher animais que não apresentem riscos à Saúde Pública ou sofram maus tratos, cabendo esta função a ONGs e voluntários do município”, explica.

A expectativa de Silva é que os animais sejam castrados, vermifugados, identificados e vacinados no próprio CCZ antes da adoção, proporcionando assim tranqüilidade e a certeza de se estar levando para casa um animal saudável e livre de qualquer doença.

Ainda segundo o médico, a Prefeitura está avaliando a possibilidade de introduzir a microchipagem dos animais destinados à adoção para identificação eletrônica e a vacinação preventiva da leptospirose, parvovirose, cinomose, entre outras doenças. O fato é que atualmente somente a vacinação anti-rábica é realizada pelo Município.

Magda apurou que o Centro de Controle realiza atualmente atendimento ambulatorial aos animais, atendimento emergencial, castração, recolhimento de animais nas ruas e doação.

Outra questão levantada pela vereadora refere-se à implementação de documentos jurídicos assinados pelos proprietários dos animais baseados em leis de “posse responsável” e leis ambientais, diminuindo assim o número de animais abandonados nas ruas.

Publicado em: 19/10/2010 14:58:00