Magda toma conhecimento da situação do abastecimento de água na cidade

Visualize fotos Visualize fotos

             A vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM) foi verificar pessoalmente a situação do abastecimento de água, que se encontra comprometido pela longa estiagem do período. Ela alerta que o problema exige um grande esforço da Administração em conscientizar os habitantes todos sobre o assunto.

             Para a vereadora, é importante que as donas de casas, empresários, dirigentes de clubes, proprietários de estabelecimentos comerciais, chácaras de recreio e outros imóveis desta natureza estejam cientes de que economizar água é a única forma de se evitar um racionamento futuro, o que seria muito pior para todos. Em visita às represas Tambury, Água Boa e Hermínio Ometto, Magda foi acompanhada por Marcos Graziano, diretor-coordenador de Tratamento de Água e Esgoto do Saema – Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras.

 Na ocasião, Graziano informou que captação de água da Estação Elevatória da Barragem Hermínio Ometto é responsável por cerca de 60% do total de água tratada pelo Saema. “Atualmente não é possível captar mais água, porque sem as chuvas não está ocorrendo a reposição dos volumes, além de os equipamentos instalados na estação não possuirem a capacidade para superar o que já vem sendo captado”, explica.
 
             A expectativa do coordenador é que a entrada em operação da represa Água Boa torne possível a captação de 100% do volume necessário, proporcionando um período de abastecimento seguro de até oito meses, desde que sejam feitos investimentos na Estação de Tratamento de Água.
 
Ainda segundo Graziano, em parceria com a Elektro, o Saema irá instalar quatro novas bombas e motores, que passarão a oferecer ao sistema existente capacidade de tratamento de até 800 litros por segundo. O fato é que atualmente as adutoras (tubulações que conduzem a água bombeada) não permitem operar com volume maior do que o atual.
 
Magda apurou em seu levantamento que as outras fontes de captação, ou seja, o rio Mogi Guaçu e a represa Tambury, operam com capacidade máxima, assim como a represa Hermínio Ometto. Portanto, se ocorrerem imprevistos, os reparos devem ser feitos em até quatro horas, pois os reservatórios de água tratada na E.T.A. são pequenos.
 
Outra questão levantada pela vereadora refere-se à segurança das represas. Segundo ela, estes reservatórios sofrem constantes ações de vandalismo e depredação, exigindo vigilância 24 horas, com pessoal qualificado e apoio de veículos e instrumentos de comunicação para, inclusive, coibir os furtos e danos aos equipamentos.




Publicado em: 20/09/2010 14:34:00

Publicado por: Imprensa